Buscar

LISTA DE EXERCICIOS de física para hj


1-. Uma partícula está submetida a uma força com as seguintes características: tem módulo constante, direção horizontal, sentido da direita para esquerda. Nestas condições, a energia cinética da partícula deve

a)crescer linearmente com o tempo.

b)diminuir quadraticamente com o tempo.

c)diminuir linearmente com o tempo.

d)crescer quadraticamente com o tempo.

e)permanecer inalterada.


2-Em relação ao conceito de trabalho, é CORRETO afirmar que:

a)em relação à posição de equilíbrio de uma mola, o trabalho realizado para comprimi-la por uma distância x é igual ao trabalho para distendê-la por 2x.

b)o trabalho realizado sobre um corpo pela força de atrito não depende da trajetória descrita pelo corpo.

quando uma pessoa sobe uma montanha, o trabalho efetuado sobre ela pela força gravitacional, entre a base e o topo, é o mesmo, quer o caminho seguido seja íngreme e curto, quer seja menos íngreme e mais longo.

c)se um operário arrasta um caixote em um plano horizontal entre dois pontos A e B, exercendo uma força F, o trabalho efetuado pela força F será o mesmo, quer o caixote seja arrastado em uma trajetória em ziguezague ou ao longo da trajetória mais curta entre A e B.

d)quando atuam somente forças conservativas em um corpo, a energia cinética deste não se altera.

e)a força centrípeta não realiza trabalho sobre um corpo, visto que ela é perpendicular à trajetória circular.


3-Dentre as alternativas a seguir, assinale apenas a(s) alternativa(s) correta(s)

( )Um estudante, consultando uma tabela, verificou que a distância do planeta Saturno ao Sol é cerca de 10 vezes maior do que a distância da Terra ao Sol. Ele chegou à conclusão de que a força que o do Sol exerce sobre Saturno é cerca de 100 vezes menor do que a força que o Sol exerce sobre a Terra.  

( )Se a velocidade angular do movimento de rotação de Júpiter é ω = (π/5) rad/h, ele gasta 10 horas para dar uma volta completa.

( )A força de atração gravitacional sobre um foguete diminuirá à medida que ele se afasta do planeta Terra, e o foguete não será mais atraído pela Terra quando ele chegar a regiões fora da atmosfera terrestre.

( )Embora o planeta Marte seja atraído pelo Sol, ele não cai em direção ao Sol porque há uma força centrífuga atuando na Lua, que equilibra a atração terrestre.

( )Quando um satélite geoestacionário está em órbita, em torno do Terra, seu período é de 24 horas.

( )Dois satélites, A e B, estão em uma mesma órbita circular em torno da Terra e possuem a mesma velocidade. Como a massa do satélite A é maior que a massa do satélite B (mA > mB), o período do satélite A é maior que o do satélite B.

( )O período de translação do planeta Vênus em torno do Sol é menor do que o período de translação da Terra em torno do Sol. Tendo em vista essa afirmação e supondo que as órbitas dos planetas são circulares, pode-se concluir, pelas leis de Kepler, que o raio da órbita de Vênus é menor do que o raio da órbita da Terra.

4. O esquema a seguir representa, em escala, um objeto O e sua imagem i conjugada por um sistema óptico S. O sistema óptico S compatível com o esquema 


uma lente divergente.

um espelho côncavo

uma lâmina de faces paralelas.

uma lente convergente.

um espelho convexo.


4- Considere um corpo sendo arrastado para cima, com velocidade constante, sobre uma superfície inclinada, com ângulo de 30º com a horizontal, onde o atrito não é desprezível. Considere as afirmações a respeito da situação descrita.



O trabalho da força de atrito é nulo.


O trabalho da força peso é nulo.


A força que arrasta o corpo é maior que zero.


O trabalho da força que arrasta o corpo não é nulo.


O trabalho da força de reação normal é nulo




A afirmação está CORRETA em:

III e IV, apenas

II e IV, apenas

I apenas.

II e V, apenas

III, IV e V, apenas

(obs: quero a explicação do resultado) Caso a resposta será desconsiderada


💡 3 Respostas

User badge image

Jhonatan Gabriel

Hahaha
0
Dislike1
User badge image

Marcio Cordeiro Araujo

faz 4 perguntas aqui no descomplica , uma com cada uma dessas suas pergunta, fica difícil responder quando é em maior quantidade

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais