Buscar

Nesta obra, Platão, apresenta o famoso Mito da Caverna. Descreva o Mito da Caverna e relacione com uma proposta educacional?

💡 5 Respostas

User badge image

Layla Mayli

No mito da caverna, de Platão, as pessoas estão acorrentadas em um espaço fechado, a caverna, no qual nada ver além de sombras de coisas reais. Assim, as pessoas ficam presas a uma ideia de vida e não sentem necessidade de expandir a sua forma de viver. No momento que um se liberta e ver o tanto de vida que há fora da caverna, ele sente que precisa compartilhar o gosto da liberdade com os demais, porém ao contar a sua descoberta, o homem é morto pela ignorância de quem está preso a um sistema e não quer a liberdade de ideias... podemos com isso, no âmbito escolar, mostrar um mundo além das salas de aula, explorar outros ambientes que gerem reflexão ao alunos.

1
Dislike1
User badge image

Assuntos de Pedagogia e Ciências Contábeis

No texto Sócrates fala para Glauco imaginar uma caverna onde prisioneiros vivessem desde a infância acorrentados sem contato com o mundo exterior, eles podiam avistar somente as sombras que são projetados na parede situada a frente. As sombras são ocasionadas por uma fogueira e de maneira distorcida são todo o conhecimento que os prisioneiros tinham do mundo.

Porém de repente um dos prisioneiros foi liberto, ao sair da caverna a luz solar ofusca a sua visão temporariamente, e logo ele percebe a infinidade do mundo e da natureza que existe fora da caverna, ele volta a caverna para anunciar aos outros acorrentados. Porém ele encontrou resistência dos outros para acreditarem no que ele estava falando.

A metáfora proposta pode ser interpretada da seguinte maneira para uma proposta educacional.

A caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que segundo Platão, é errôneo e enganoso.

As sombras da parede: As sombras são nossas tradições, preconceito, senso comum que ficam diversas partes de nossas vidas á única realidade que conhecemos.

Cegueira temporal: pela luz do intelecto, passamos a ver as coisas de uma maneira diferente, nos aproximamos mais da realidade.

Os prisioneiros: O verdadeiro desafio da educação, que possibilite que os acorrentados compreendam que eles mesmos podem liberta-se e tornar-se luz.

0
Dislike0
User badge image

Lucius Ferreira

Platão nos apresenta uma discussão sobre conhecimento, ignorância e o papel da educação na criação do saber – a alegoria da caverna é uma metáfora ampliada, que representa, por meio dos prisioneiros, não apenas nós, indivíduos, mas também o ambiente social em que vivemos. Ela nos mostra a relação entre a educação e a verdade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais