Buscar

RECREAÇÃO E LAZER AO2 - FACULDADE FAM

Leia o texto a seguir:

O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico. (...) O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão.

Fonte: MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

 

Diante de uma turma do ensino fundamental de uma escola pública, um dos alunos apresenta alterações no sistema locomotor e utiliza cadeira de rodas. A inclusão deste aluno nas atividades de recreação durante as aulas de Educação Física necessita de uma metodologia apropriada. Analise as afirmações a seguir:


I. O professor deve manter normalmente os comandos utilizados nas outras aulas, a inclusão acontece naturalmente, pois acompanhando os demais alunos é possível uma participação plena. 

II. As atividades devem ser realizadas de forma que a inclusão aconteça pela partilha de saberes, em que tanto o professor quanto os alunos aprendam juntos.

III. O professor deve permitir aos alunos dinâmicas que sejam dialogadas e discutidas entre todos, onde as atividades práticas incluam possibilidades adaptadas de participação e colaboração.

IV. Proporcionar atividades esportivas com a manutenção das regras tradicionais facilita a inclusão e participação de todos os alunos, a inclusão acontece pela participação efetiva.


Estão corretas apenas as afirmativas:

Grupo de escolhas da pergunta



I e IV.


II e III.


I e III.


III e IV.


II e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Kaliane Oliveira

II e III

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais