Buscar

A alternativa com o (s) item (ns) incorreto (s) é.

Os nervos são as fibras ou prolongamentos nervosos dos neurônios cujo corpo celular (soma) se situa no SNC (encéfalo ou medula espinal) ou nos gânglios espinais. As fibras nervosas apresentam diferenças quanto ao diâmetro, espessura da bainha de mielina, e no comprimento de intervalo dos nós neurofibrosos. Fascículos de fibras nervosas são encapsulados por bainhas de tecido conectivo (endoneuro, perineuro e epineuro) que também constituem a estrutura para os vasos sanguíneos. Considerando a morfofisiologia neuronal, avalie as afirmativas a seguir:


I. Os principais gânglios autônomos na região da cabeça estão localizados em relação ao nervo hipoglosso e algumas divisões do nervo trigêmeo. Eles são anatômica e funcionalmente conectados com o cérebro por meio de fibras pós-ganglionares.

II. Cada fibra nervosa é, em sua totalidade, o prolongamento de um único neurônio. Levando em conta o prolongamento axonal, um neurônio pode alcançar até dois metros de comprimento.

III. O sistema nervoso somático também é chamado de sistema nervoso voluntário ou animal. Esse sistema transmite impulsos nervosos ao longo de neurônios sensoriais a partir da superfície do corpo ou do sistema locomotor para o sistema nervoso central. As reações a tais estímulos podem apresentar grande variação de tipo ou de qualidade.

IV. O sistema parassimpático é a parte craniossacral do sistema nervo autônomo, e contém fibras eferentes viscerais gerais , as quais se originam no núcleo de certos nervos craniais e porção sacral da medula espinhal.

V. O sistema nervoso vegetativo regula o ambiente interno do corpo. Ele governa a atividade visceral dos órgãos, como, por exemplo, respiração, digestão, circulação do sangue e funções sexuais. Além disso, alterações de pressão ou temperatura, como também o nível de oxigênio no sangue são registrados pelos gânglios viscerossensoriais.

A alternativa com o (s) item (ns) incorreto (s) é

a) I, somente.

B) II, somente.

C) III e V, somente.

D) II e IV, somente.

E) IV e V, somen

💡 2 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais