Buscar

Mencione os principais rios de mocambique e caracterize?

💡 2 Respostas

User badge image

Luis Chissanate

categorias

Esta categoria contém as seguintes 2 subcategorias (de um total de 2).

R

► Rios afluentes em Moçambique‎ (1 C)

Z

► Rio Zambeze‎ (3 C, 5 P)

Páginas na categoria "Rios de Moçambique"

Esta categoria contém as seguintes 24 páginas (de um total de 24).

B

Rio dos Bons Sinais

Rio Búzi

C

Rio Chengane

Rio Chire

Rio Chiveve

E

Rio dos Elefantes

I

Rio Incomati

Rio Infulene

Rio Inharrime

L

Rio Limpopo

Rio Lugela

Rio Lugenda

Rio Lúrio

M

Rio Maputo

Rio Matola

Rio Mutamba

P

Rio Púnguè

R

Rio Rovuma

Rio Ruo

S

Rio Save

Rio Shingwidzi

T

Rio Tembe

U

Rio Umbeluzi

Z

Rio Zambeze

0
Dislike0
User badge image

Joao Gabriel

  1. Rio Rovuma, nasce na Tanzânia, é um dos dois rios mais emblemáticos de Moçambique. O rio Lugela que se considera afluente do Rovuma, segue uma direção menos irregular até à foz, sensivelmente de oeste para leste.
  2.  Rio Messalo, nasce em Moçambique, no centro-sul da província do Niassa e depois de um percurso no sentido sensivelmente SW-NE, desagua no litoral da província de Cabo Delgado.
  3. Rio Lúrio, nasce no extremo sul da província do Niassa, a este da cidade de Cuamba, e estabelece a fronteira administrativa entre a província de Nampula na margem direita e as províncias do Niassa e de Cabo Delgado, na margem esquerda respectivamente a oeste e a este. Desagua no Canal de Moçambique, entre as cidades de Pemba e Nacala.
  4.  Rio Zambeze, maior rio de Moçambique e o quarto maior do continente africano , depois do Nilo, do Zaire (ou Congo) e do Níger. O Zambeze é também o maior dos rios africanos que desaguam no Oceano Índico. Nasce no extremo ocidental da Zâmbia e inicialmente segue para norte e oeste até penetrar no extremo oriental de Angola, onde inflete para sul.
  5. Rio Pungoé (ou Púngoè), nasce no Zimbabué e segue para este.
  6. Rio Búzi, nasce no lado moçambicano da fronteira com o Zimbabué, perto da povoação de Espungabera, seguindo depois sensivelmente de sudoeste para nordeste, até desaguar imediatamente a sul do estuário do Púngoè. O seu afluente principal, o Revué (na margem esquerda)
  7. Rio Save, nasce no Zimbabué a sul da capital, Harare, e corre de norte para sul até à confluência com o Runde, a partir da qual inflete para leste e penetra em território inteiramente moçambicano.
  8.  Rio Limpopo, segundo maior dos rios africanos que desaguam no Oceano Índico, tem um percurso característico em arco. Nasce na região noroeste da África do Sul e segue de início para norte, tendo, nesse troço, o nome de rio dos Crocodilos. Só se designa Limpopo a partir do ponto em que passa a marcar a fronteira entre a África do Sul e o Botsuana, no sentido SW-NE.
  9.  Rio Incomáti, nasce na zona setentrional da África do Sul e corre sensivelmente para nordeste, com um curto troço através do extremo noroeste da Suazilândia. Entra em Moçambique junto à cidade de Komatipoort, no lado sul-africano da fronteira, e à povoação de Incomáti (antiga Ressano Garcia), no lado moçambicano.
  10. Rio Umbelúzi, nasce na região montanhosa do norte da Suazilândia e, após um percurso sensivelmente de oeste para leste, desagua na baía do Maputo, em estuário comum a vários rios (Matola, Infulene, Tembe). Na zona de maior altitude do seu troço moçambicano, fica situada a barragem dos Pequenos Libombos
  11. Rio Maputo: Nasce na região setentrional da África do Sul e segue a este, atravessando a Suazilândia, marcando em seguida a fronteira meridional deste país com a África do Sul e por fim, marcando um troço da fronteira meridional de Moçambique com a África do Sul.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais