Buscar

É correto dizer que não existem cinto tipo paraquedista para trabalhadores com mais de 100kg ?

💡 4 Respostas

User badge image

Filipinho Soares

Os 100 kg fazem referência à massa padrão para ensaios dinâmicos, e não são uma regra para o uso ocupacional. Trabalhadores com mais de 100 kg podem, sim, trabalhar em altura, desde que seus equipamentos tenham especificações adequadas (e comprovadas) para seu peso e que eles tenham aptidão física e psicológica para tal.

 norma regulamentadora de trabalho em altura Nº 35 diz o seguinte:

item 35.5.5.1 d) define que os equipamentos devem ser ajustados de acordo com a altura e peso do trabalhador, não havendo nada especificando qual o limite de peso.

item 35.5.7 define que o Sistema de Proteção Individual Contra Queda deve ser selecionado de forma que a força de impacto transmitida ao trabalhador seja de no máximo 6 kN quando de uma eventual queda. Também não especificando qual o limite de peso do trabalhador ou fator de queda para esse resultado.

item 35.5.5.1.1 dá a responsabilidade ao fabricante e/ou o fornecedor de disponibilizar informações gerais sobre o produto, sendo essas especificações observadas

item 35.5.11: A Análise de Risco prevista nesta norma deve considerar para o SPIQ minimamente os seguintes aspectos:

1
Dislike0
User badge image

Alexsandro .

A NR-35 não menciona o peso do usuário, afirmando que “cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura (...) voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais”. Porém a informação de capacidade é um dado técnico de cada produto, e deve constar das especificações fornecidas pelo fabricante.

Cada marca pode ter produtos com diferentes capacidades, e por isso é importante pesquisar bem antes de comprar.

0
Dislike0
User badge image

Luciano Sequeira

Sim existe

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais