Buscar

De acordo com o contexto anterior, como é chamada a estratégia que está em desenvolvimento pelos geneticistas para se evitar o câncer?

Nossas células são normalmente programadas para se desenvolver, diferenciar e morrer em resposta a uma série de sinais internos e externos.

 

A interação de danos genéticos, ou seja, gênicos e cromossômicos, com fatores externos, por exemplo, alimentos e fumos, desencadeia uma reação carcinogênica. 

 

Várias alterações genéticas, como a transformação de um gene normal em um oncogene, deleções, duplicações, translocações, inserção de retrovírus junto com proto-oncogenes, amplificação gênica de oncogenes e vizinhos podem levar ao câncer.

 

Qualquer evento que perturbe o equilíbrio entre o estímulo e o bloqueio da multiplicação celular pode levar ao câncer.

 

De acordo com o contexto anterior, como é chamada a estratégia que está em desenvolvimento pelos geneticistas para se evitar o câncer?


💡 6 Respostas

User badge image

Lilian Santos

Oncogenética.

Com a oncogenética é possível evitar até 80% dos casos de câncer, contabiliza o especialista. Pacientes que já foi diagnósticado com câncer também podem se beneficiar com o exame, pois caso tenham mutação genética sugestiva da doença, esses também poderão trançar estratégias preventivas para que a doença não ocorra novamente.
3
Dislike0
User badge image

Beatriz L L Velaz

Oncogenética

2
Dislike0
User badge image

Graziela Zulian

A estratégia que está em desenvolvimento pelos geneticistas para evitar o câncer é a oncogenética. Através de exames específicos poderá ser identificado a pré-disposição para o câncer. O paciente é avaliado em busca de informações que possa sugerir essa mutação.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerígenas.

Em alguns casos é possível atuar de forma preventiva, evitando que a doença apareça. É o caso da hereditariedade. Quando há casos de câncer na família, em especial em pessoas mais jovens ou em vários parentes de primeiro grau, é possível realizar exames específicos para identificar se há alguma mutação genética que está causando a doença.O mapeamento genético é um teste que analisa a sequência do DNA do paciente, extraído a partir de uma amostra de sangue ou saliva. Mudanças no estilo de vida e exames de rastreamento também podem ser incluídos na rotina de quem possui a mutação, abrindo espaço para diagnóstico precoce da doença. Paciente que tiveram o câncer também podem se beneficiar com o exame, pois caso tenham uma mutação genética sugestiva da doença, também poderão traçar estratégias preventivas para que ela não aconteça novamente.

 

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais