Buscar

Quais os três blocos significativos que constituem o Capital de Marx?

Karl Marx O Capital

💡 2 Respostas

User badge image

Luiz Fernando Santos Matias

Conflitos sociais ,

LIVROS

3 ideias de Karl Marx em “O Capital” que você deveria entender

Obra do pensador alemão que influenciou a revoluções comunistas no século 20 foi publicada pela primeira vez em 14 de setembro de 1867

3 min de leitura

  • MARÍLIA MARASCIULO

14 SET 2020 - 09H54 ATUALIZADO EM 14 SET 2020 - 09H54

+

Filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx (Foto: Wikimedia Commons)

O Capital, obra fundamental do filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx, é um conjunto de três volumes publicados entre 1867 e 1883. No livro, Marx propõe uma interpretação crítica do sistema econômico capitalista, criando um contraponto a economistas clássicos como Adam Smith. Também definiu conceitos como classetrabalho, meios de produção e mais-valia, dando origem a uma corrente filosófica hoje conhecida como marxismo.

SAIBA MAIS


Karl Marx: conheça a vida e a obra do pensador alemão


7 conceitos de ideologias políticas que você precisa entender

O primeiro volume da obra, intitulado O processo de produção do capital, foi publicado em 14 de setembro de 1867. Foi o único volume publicado por Marx em vida. Os outros dois foram preparados pelo parceiro do pensador, o empresário e teórico alemão Friedrich Engels, a partir dos rascunhos, e publicados em 1885 e 1894, respectivamente. Um quarto volume, que traz os comentários de Marx sobre a teoria da mais-valia por outros autores, foi publicado em 1905 pelo filósofo tcheco-austríaco Karl Kautsky.


Junto de O Manifesto Comunista, O Capital foi um dos livros que mais tiveram influência em fatos históricos no pós-revolução industrial. Inspirou a Revolução Russa de 1917, a Revolução Chinesa em 1949 e a Revolução Cubana em 1953, entre outros movimentos que instituíram governos comunistas e socialistas no mundo. Com a derrocada do regime soviético em 1989, muitos apontaram a morte também das ideias de Marx. No entanto, sua obra ainda perdura na academia, na política e nos movimentos sociais.

SAIBA MAIS


5 pontos para entender o pensamento de Maquiavel


Peste bubônica também exigiu plano econômico dos governos medievais

Segundo um estudo feito pelo professor Elliot Green, da London School of Economics com base no acervo do Google Scholar, O Capital é a obra publicada antes de 1950 mais citada nas ciências sociais, com 40,2 mil menções. Para entender melhor a importância dos estudos de Karl Marx, entenda três ideias centrais de O Capital:

O Capital: Obra do pensador alemão que influenciou a revoluções comunistas no século 20 foi publicada pela primeira vez em 14 de setembro de 1867 (Foto: Wikimedia Commons)

Conflitos sociais

A principal ideia do marxismo como interpretação do mundo é que a história é resultado da luta entre duas classes opostas, o que ainda influencia a política e a sociedade atual. Hoje, não está mais restrita apenas à burguesia e proletariado, pois o mundo se tornou mais complexo que isso. Mesmo assim, a tese pode ser percebida em movimentos como o Occupy Wall Street (“o 1% mais rico contra os 99%”), a crise racial nos Estados Unidos, os movimentos pela reforma agrária e as organizações sindicais.

SAIBA MAIS


Friedrich Engels: 5 reflexões para entender o pensamento do filósofo

Inevitável tendência à crise

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais