Buscar

Tratamentos Termoquímicos e Superficiais

💡 1 Resposta

User badge image

estudante 2018

  1. Pergunta 1
  2. 1 ponto
  3. Em suma, o tratamento térmico é utilizado para aumentar a resistência do material. Isso é feito na maioria das vezes, mas outras propriedades, não menos importantes, também são vislumbradas nesse processo. A melhora da usinabilidade ou conformabilidade, bem como a restauração da ductilidade após um trabalho a frio, são também características que o tratamento térmico busca.
  4. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tratamentos térmicos, é correto afirmar que:
  5. a têmpera é caracterizada por sempre realizar o resfriamento lento após o ciclo de aquecimento do material
  6. o tratamento térmico é um ciclo de aquecimento e resfriamento que pode, também, mudar a forma do produto
  7. a normalização busca o crescimento de grãos para que o material atinja uma maior resistência mecânica
  8. na normalização, é obtida uma melhor homogeneização das microestruturas resultantes, pois a temperatura de tratamento é mais alta
  9. a normalização consiste no aquecimento de um aço a temperaturas abaixo de sua zona crítica, mantendo-o nessa temperatura por pouco tempo, com posterior resfriamento ao ar
  10. Pergunta 2
  11. 1 ponto
  12. Quando um material sofre algum tipo de deformação, normalmente sua dureza aumenta em detrimento de sua ductilidade e tenacidade. A restrição ao movimento das discordâncias provoca esse aumento de sua resistência mecânica. Por isso, a restrição do movimento de suas discordâncias é considero um princípio simples para aumentar a resistência mecânica.
  13. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mecanismo de endurecimento de metais, analise as afirmativas a seguir.
  14. I. O refino de grão é um mecanismo de endurecimento que também promove aumento da tenacidade dos aços-carbono.
  15. II. A reação martensítica é, dentre os diversos mecanismos de aumento de resistência, aquele que promove maior aumento de dureza nos aços-carbono.
  16. III. O endurecimento por precipitação de carbonetos é o mecanismo de endurecimento predominante no aço de baixo teor de carbono quando esse é submetido à deformação plástica a frio.
  17. IV. O encruamento é um mecanismo de endurecimento de metais realizado durante a solidificação da liga.
  18. V. O refino de grão pode ser feito durante o tratamento térmico com o intuito de endurecer o material após sua deformação mecânica.
  19. Está correto apenas o que se afirma em:
  20. III e IV
  21. II e IV
  22. II e III
  23. I, III e V
  24. I, IV e V
  25. Pergunta 3
  26. 1 ponto
  27. Tratamentos térmicos podem ser responsáveis pelo endurecimento de superfícies. Neles, ocorre a difusão de elementos que entram na rede cristalina, a partir da superfície, como solutos intersticiais. Esses elementos podem dar origem a novas fases ou criar condições favoráveis para tratamentos térmicos.
  28. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mecanismos de endurecimento de metais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
  29. I. ( ) Pode-se dizer que o endurecimento por refino de grão também aumenta a tenacidade do material.
  30. II. ( ) A formação de soluções sólidas intersticiais é apreciada para átomos com 20% de diferença de raio atômico.
  31. III. ( ) Um material submetido a deformações por um processo de laminação possui resistência igual àquele com granulação fina. 
  32. IV. ( ) A presença das impurezas dificulta a movimentação das discordâncias.
  33. V. ( ) O endurecimento por transformação de fases acontece quando são adicionados elementos de liga durante a solidificação do material.
  34. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  35. V, F, V, F, V
  36. F, V, F, V, F
  37. V, F, V, F, F
  38. V, F, F, V, F
  39. F, F, F, V, F
  40. Pergunta 4
  41. 1 ponto
  42. Quando os materiais sofrem transformações de fase, sua microestrutura muda. Essas transformações não ocorrem de uma hora para outra. Elas levam um tempo, tempo esse necessário para que haja movimentação dos átomos, bem como seu rearranjo e, consequentemente, formação da nova fase dentro da matriz.
  43. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mecanismos de endurecimento de metais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
  44. I. A maioria dos métodos para modificar propriedades mecânicas atua no sentido de facilitar ou de dificultar/impedir o movimento das discordâncias.
  45. II. As discordâncias são obstáculos para o movimento de outras discordâncias; são desordens no arranjo atômico que dificultam a movimentação entre elas.
  46. III. Um material altamente encruado possui muita energia residual, o que auxilia no movimento de discordâncias.
  47. IV. A natureza das partículas precipitadas e as propriedades mecânicas do material dependem da temperatura máxima de têmpera.
  48. V. Grãos possuem orientações cristalinas diferentes. Assim, uma discordância que tentasse passar de um grão A para dentro de um outro grão B teria de alterar sua direção de movimentação.
  49. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  50. V, F, V, F, F
  51. F, V, F, V, F
  52. F, V, F, V, F
  53. V, F, V, F, V
  54. V, V, F, F, V
  55. Pergunta 5
  56. 1 ponto
  57. O diagrama ferro carbono é o sistema de ligas binárias que, provavelmente, é o mais utilizado para avaliar fases presentes, bem como composições relativas a elas. Tanto para aços como ferros fundidos, ele ainda é utilizado como referência por muitos estudantes e profissionais da indústria. No diagrama ferro carbono abaixo, considere uma liga contendo 3,0% de carbono, que foi resfriada a partir de uma temperatura de 1400oC. Seu resfriamento pode ser considerado como lento e em condições de equilíbrio.


  58. img 5-5.png

  59. Fonte: CALLISTER, W. D. Materials Science and Engineering: An Introduction. 3ª Edição, New York: John Wiley & Sons, 2011, pág. 211. (Adaptado).
  60. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre microestruturas e fases, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
  61. I. ( ) A temperatura de início de solidificação dessa liga é de 1300ºC.
  62. II. ( ) A primeira fase sólida que se forma na temperatura de solidificação desta liga é a γ + L.
  63. III. ( ) A temperatura na qual termina a solidificação dessa liga é 1148ºC.
  64. IV. ( ) A 1148ºC, tem-se a formação da austenita como fase única.
  65. V. ( ) Os constituintes desta liga a 723ºC são ferrita e cementita.
  66. Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
  67. V, F, V, F, F
  68. V, V, V, F, F
  69. F, F, V, V, F
  70. V, F, V, F, V
  71. F, F, F, V, V
  72. Pergunta 6
  73. 1 ponto
  74. Observe o diagrama de fases do sistema Chumbo-Estanho apresentado abaixo:


  75. img 1-1.png

  76. Fonte: CALLISTER, W. D., Materials Science and Engineering: An Introduction. 3ª Edição, New York: John Wiley & Sons, 2011, p 198. (Adaptado).
  77. Diagramas de fase são utilizados para determinar as etapas presentes em uma composição química, bem como avaliar o número de fases e sua composição. Dessa forma, é possível encontrar fases que possuam características físicas ou químicas específicas.
  78. Considerando essas informações, utilizando o diagrama apresentado acima e o conteúdo estudado sobre microestruturas e fases, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
  79. I. ( ) O ponto A representa o ponto de fusão do estanho.
  80. II. ( ) Pode-se determinar o volume relativo das fases com auxílio do diagrama de fases.
  81. III. ( ) O ponto B está no campo α, que corresponde à solução sólida de estanho no chumbo.
  82. IV. ( ) Uma liga equiatômica de Pb-Sn está líquida quando a temperatura chegar a 225 ºC.
  83. V. ( ) O ponto C está localizado no campo α + L, onde a fase sólida α coexiste com a fase líquida.
  84. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  85. F, V, V, V, F
  86. F, F, V, V, F
  87. F, F, V, F, V
  88. F, F, F, V, V
  89. V, F, V, F, F
  90. Pergunta 7
  91. 1 ponto
  92. Observe o diagrama de fases do sistema Chumbo-Estanho apresentado abaixo:


  93. img 3-3.png

  94. Fonte: CALLISTER, W. D., Materials Science and Engineering: An Introduction. 3ª Edição, New York: John Wiley & Sons, 2011, p 198. (Adaptado).
  95. Respeitadas algumas condições, como estruturas cristalinas semelhantes ou tamanho de átomos, alguns elementos podem dissolver-se completamente com outros, como é o caso do cobre e do níquel. Havendo qualquer diferença, isso não ocorre e a solubilidade entre eles pode chegar a zero.
  96. Considerando essas informações, utilizando o diagrama apresentado acima e o conteúdo estudado sobre microestruturas e fases, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
  97. I. ( ) A solubilidade máxima do chumbo no estanho no estado sólido é 18,3% em peso.
  98. II. ( ) Uma liga contendo 70% em peso de estanho, a 200ºC, pode apresentar estrutura com fase β e líquida ao mesmo tempo.
  99. III. ( ) A 327ºC tem-se um ponto de solidificação do material apenas se sua composição for composta apenas de chumbo.
  100. IV. ( ) Uma liga contendo 18% em peso de Sn (estanho) em equilíbrio a 150ºC apresenta duas fases.
  101. V. ( ) Mesmo com a temperatura de fusão do estanho a 232ºC, observa-se uma fase totalmente líquida com uma liga contendo 60% do elemento (estanho) a 200 ºC.
  102. Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
  103. F, F, V, V, V
  104. V, F, V, F, F
  105. V, F, V, F, F
  106. F, F, F, V, V
  107. F, F, V, V, F
  108. Pergunta 8
  109. 1 ponto
  110. Um material deformado plasticamente está, consequentemente, com sua estrutura deformada. Isso também é conhecido como encruamento. Esse mecanismo de endurecimento de metais é, praticamente, o mais utilizado na indústria. Quase todos os materiais podem sofrer deformações e apresentar encruamento.
  111. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mecanismo de endurecimento de metais, analise as afirmativas a seguir.
  112. I. À medida que um metal é deformado plasticamente, as discordâncias se movimentam e se multiplicam.
  113. II. O aumento da quantidade de discordâncias afeta as propriedades químicas dos metais.
  114. III.O endurecimento pode ser revertido por meio de um tratamento térmico, chamado recozimento (“annealing”).
  115. IV. Um tratamento térmico é realizado num material com o intuito de aumentar o número de discordâncias.
  116. V. Refino de grão é o processo mais utilizado para a formação de fases que endurecem o material.
  117. Está correto apenas o que se afirma em:
  118. III e IV
  119. I e III
  120. I e V
  121. III, IV e V
  122. I, II e V
  123. Pergunta 9
  124. 1 ponto
  125. Certos aços, após o revenimento, apresentam uma diminuição de tenacidade e certa fragilidade. Isto é chamado de fragilidade azul. Esse tipo de problema pode ser resolvido adicionando-se maiores quantidades de silício na liga, para que diminua a formação de certos precipitados (carbonetos). São esses carbonetos precipitados que ficam em volta das agulhas de martensita, causando a fragilidade do material.
  126. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tratamentos térmicos, analise os procedimentos a seguir e associe-os com suas respectivas características.
  127. 1) Aquecimento da têmpera.
  128. 2) Manutenção da temperatura (têmpera).
  129. 3) Resfriamento da têmpera.4) Aquecimento do revenimento.
  130. 5) Manutenção da temperatura (revenimento).
  131. ( ) Determina efetivamente a existência da estrutura martensítica no retículo cristalino.
  132. ( ) A temperatura de aquecimento recomendada para os aços hipoeutetóides é de 50°C acima da linha A3 e para os hipereutetóides entre as linhas Acm e A1. Aços hipoeutetoides – acima da linha A3.
  133. ( ) Quanto maior o tempo e/ou a temperatura, maior será a ductilidade e menor sua dureza.
  134. ( ) Temperatura de austenitização suficiente para que a superfície e o centro da peça adquiram a mesma temperatura.
  135. ( ) Consiste no aquecimento da peça a uma temperatura inferior à de austenitização.
  136. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  137. 5, 1, 4, 3, 2
  138. 3, 1, 5, 2, 4
  139. 4, 1, 5, 2, 3
  140. 3, 1, 4, 5, 2
  141. 2, 4, 3, 1, 5
  142. Pergunta 10
  143. 1 ponto
  144. A cementação aplica-se a aços com até 0,30% de Carbono. É aplicada em peças como engrenagens, eixos, parafusos, etc, que necessitam aliar elevada dureza superficial com boa tenacidade do núcleo. O aço é colocado em um forno com atmosfera controlada, e aquecido. Após o tratamento, ainda há a necessidade de realizar-se têmpera e revenimento.
  145. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de cementação, é correto afirmar que:
  146. o tempo de permanência da peça no forno pode ser pequeno, desde que a atmosfera interna seja carregada de carbono
  147. os materiais possuem boa resistência devido à sua alta usinabilidade. Dessa forma, podem ser produzidas peças de forma mais econômica
  148. como esse processo se dá por difusão, a camada superficial apresentará maior saturação de carbono, decrescendo em direção do núcleo da peça
  149. a composição química de uma peça cementada será a mesma em toda sua extensão
  150. esse é um processo realizado a uma temperatura inferior à de austenitização (entre 500°C e 560 °C), em meio líquido ou gasoso


0
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais