Buscar

Sobre a ideia de herança colonial do Brasil, alguns autores defendiam ideias diferentes em suas histórias e narrativas.

Sobre a ideia de herança colonial do Brasil, alguns autores defendiam ideias diferentes em suas histórias e narrativas. Um deles foi Euclides da Cunha. Assinale a opção que não corresponde a seus pensamentos:

a) O sertanejo foi apresentado, antes de tudo, como homem forte em um meio ambiente natural.

b) Os fundamentos essenciais da nacionalidade remontariam aos tempos coloniais, mas ali também estaria a origem do atraso brasileiro.

c) Sua obra Os Sertões (1902) apresentou a realidade social do interior do País, em grande parte desconhecida pela consciência intelectual brasileira, republicana, racista e positivista.

d) Ao relatar a Guerra de Canudos no sertão da Bahia, em 1897, o sertanejo foi apresentado, antes de tudo, como homem forte em um meio ambiente natural e político-social gravemente hostil.

e) A realidade social do interior do País foi apresentada quando era uma surpreendente novidade para uma intelectualidade justificada na época pelo atraso cultural do País e pelos maus costumes coloniais da mestiçagem.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais