Buscar

os pressupostos da responsabilidade civil subjetiva e da objetiva.

💡 4 Respostas

User badge image

Elion Silva

 Responsabilidade civil subjetiva aquela causada por conduta culposa lato sensu, que envolve a culpa stricto sensu e o dolo. A culpa (stricto sensu) caracteriza-se quando o agente causador do dano praticar o ato com negligencia ou imprudência. Já o dolo é a vontade conscientemente dirigida à produção do resultado ilícito.

Responsabilidade civil objetiva, que prescinde da culpa. A teoria do risco é o fundamente dessa espécie de responsabilidade, “Todo prejuízo deve ser atribuído ao seu autor e reparado por quem o causou independente de ter ou não agido com culpa. Resolve-se o problema na relação de nexo de causalidade, dispensável qualquer juízo de valor sobre a culpa” (CAVALIERI FILHO, 2008, p. 137).

0
Dislike0
User badge image

Juliano Machado

Responsabilidade civil subjetiva (186 do CC) é a fundamentada na culpa ou dolo do agente causador do dano.

Ato ilícito ou antijurídico;

Nexo de causalidade

Dano

Culpa ou dolo.


Responsabilidade objetiva.

Não há a análise da culpa ou do dolo. É importante lembrar que ela deve estar prevista em lei. Os requisitos são os mesmos. Coloco como exemplo de resp. objetiva: art. 187 do CC, art 14 do CDC, artigo 37,§6° da CF.


0
Dislike0
User badge image

Marcos Silva

Na responsabilidade subjetiva a obrigação que surge é decorrente da ocorrência de ato ilícito. Nesta modalidade, o elemento culpa passa a ser ponderado. Dessa forma, somente mediante a apuração da culpa do agente é que a responsabilidade será considerada subjetiva.

A responsabilidade civil objetiva não foi criada com o intuito de substituir a responsabilidade subjetiva, mas sim de reparar os danos provenientes de atos ilícitos nas mais diversas esferas que eventualmente não prescindam da apuração de culpa

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais