A maior rede de estudos do Brasil

É correto dizer que o ambiente da educação infantil pode influenciar na aprendizagem do eixo natureza e sociedade das crianças pequenas?

Pedagogia

UNIFACVEST


5 resposta(s)

User badge image

Jordana Barra

Há mais de um mês

Sim., pois considerar a qualidade do ambiente nas escolas de educação infantil é fundamental para o desenvolvimento delas. Com bebês e crianças, o educador precisa organizar o espaço de modo a torná-lo desafiador e convidativo, com materiais disponíveis para que a criança possa ter acesso ao que necessita. A ação educativa, por conta das especificidades da faixa etária, ocorrerá com um caráter mais individualizado ou em pequenos grupos. O planejamento da ação educativa deve exercer influência sobre o ambiente escolar para que tais espaços tenham e possam exercer sua ação pedagógica. Entendendo que o foco maior é a exploração do ambiente e o desenvolvimento das crianças pequenas, como propõe o objetivo do RCN/EI, concord amos com Oliveira (2002, p. 193), quando esta afirma que:o ambiente das creches e pré-escolas pode ser considerado como um campo de vivências e explorações, zona de múltiplos recursos e possibilidades para a criança reconhecer objetos, experiências, significados de palavras e expressões, além de ampliar o mundo de sensações e percepções.
User badge image

Kelly Espindola

Há mais de um mês

Acredito que sim, existem vários métodos utilizados dentro de escolas de educação infantil. que influenciam positivamente a aprendizagem da criança. O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além do método proporcionar a cooperação. Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade.O método Freinet ficou muito conhecido por sua proposta de ensino democrática e colaborativa, baseada nos interesses da criança e no aprendizado a todo o momento, em diferentes espaços, tirando a sala de aula do centro da vida escolar para explorar a vida para além de seu território.O método Waldorf, os professores não utilizam livro didático ou caderno pautado, não há boletins, nem computadores ou aparelhos eletrônicos. As cadeiras não são enfileiradas, não há lousa e, na educação infantil, o ambiente escolar é semelhante a uma casa, com cozinha e sala.Estes são alguns dos exemplos que podemos citar, demostrando que o método utilizado dentro do ambiente escolar na educação infantil pode sim influenciar o modo de ver, pensar e agir na sociedade.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes