Buscar

Anatomia humana

Questão 9 A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença hereditária que afeta a motricidade, por interferir no processo de contração muscular. As manifestações clínicas normalmente começam na infância, geralmente nos três primeiros anos de vida. As alterações funcionais iniciam-se com o enfraquecimento muscular, que ocorre gradualmente e de forma ascendente, simétrica e bilateral, com início na cintura pélvica e membros inferiores, progredindo para musculatura de tronco, cintura escapular, membros superiores, pescoço, prejudicando tanto os movimentos voluntários quanto a manutenção da postura e o equilíbrio. SANTOS, N. M. et al. Perfil clínico e funcional dos pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne assistidos na Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM). Rev Neurocienc, v. 14, n. 1, p. 015-022, 2006.  Diante do exposto, avalie as afirmativas a seguir. I. A DMD causa alterações na motricidade, uma atividade que depende do sistema muscular, pois prejudica a contração isotônica e a contração isométrica. II. A contração isotônica, prejudicada na DMD, é a responsável por proporcionar a manutenção da postura e do equilíbrio. III. Durante uma contração isotônica do tipo concêntrica, prejudicada na DMD, o movimento se dá junto ao encurtamento do músculo. IV. A contração isométrica, prejudicada na DMD, ocorre quando o músculo é alongado, levando à resistência ao movimento.

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Eduarda Bueno

As afirmativas corretas são I e III. A contração isotônica não está diretamente ligada a manutenção da postura, e sim a capacidade de flexionar os membros, como flexionar o bíceps ou o quadríceps.A contração isométrica ocorre quando o musculo está contraído, é o estado mais curto dele, e como a distrofia muscular de Duchenne leva a problemas na contração isométrica, é difícil para um portador pegar objetos por exemplo.A distrofia muscular de Duchenne é causada por um gene mutante, esse gene não é capaz de sintetizar a distrofina, uma proteína importante para a contração isométrica.
12
Dislike0
User badge image

Monica Pessoa

creio que seja I e III

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais