Buscar

A pergunta se encontra logo abaixo

No ano de 2002, o servidor público aposentado Arivaldo Santos ingressou com uma ação judicial para ter a Gratificação intitulada GG incorporada nos seus proventos. Após percorrer todas as instâncias judiciais (Vara de Fazenda Pública, Tribunal de Justiça, STJ e STF), no ano de 2012, o processo, finalmente, chegou ao final, tendo transitado em julgado e determinado a definitiva incorporação da Gratificação GG nos proventos do autor Arivaldo. Ocorre que no ano de 2019 (já sob a vigência do CPC de 2015), o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou sobre a questão no julgamento do Recurso Extraordinário nº 777777/BA, em regime de Repercussão Geral e, neste julgado, assentou a tese de inconstitucionalidade na percepção da Gratificação GG por servidores aposentados. Diante deste cenário, a Fazenda Pública, no ano de 2020, ajuizou ação rescisória em desfavor de Arivaldo Santos para desconstituir a coisa julgada e suspender o pagamento da Gratificação GG. Em suas alegações, a Fazenda Pública afirma que o prazo de dois anos para o ajuizamento da ação rescisória deve ser contado a partir da decisão de inconstitucionalidade proferida pelo STF, que se deu em 2019, nos termos do artigo 535, § 8º do CPC/2015. Arivaldo, por outro lado, entende não haver mais prazo para a Fazenda Pública ajuizar ação rescisória, uma vez que, nos termos do CPC de 1973, a contagem do prazo de dois anos para propor rescisória tem início com o trânsito em julgado da decisão que se pretende rescindir, que ocorreu em 2012. O Desembargador a quem coube o julgamento da causa, mesmo antes da citação do réu e, portanto, sem a ouvida do réu Aurivaldo Santos, pautado na urgência do caso (ante a probabilidade de dano ao erário) deferiu a tutela antecipada vindicada pela Fazenda Pública para determinar a imediata suspensão do cumprimento da decisão que se deseja rescindir. Em sua fundamentação, o julgador acolheu, a priori, a tese da Fazenda Pública de que o prazo da ação rescisória a ser aplicado ao caso é o do CPC/2015, ou seja, dois anos contados da decisão do STF. Com esta decisão o servidor deixa de receber, imediatamente, a Gratificação GG, que já vinha sendo-lhe paga desde 2012.A decisão de acabar com a gratificação foi correta? Porquê?

💡 2 Respostas

User badge image

Victor Trentino

Foi incorreta, pois a incorporação do proveito GG passou a ser considerado direito líquido de Arivaldo. A regra adotada pelo ordenamento jurídico é de que a norma não poderá retroagir, ou seja, a lei nova não será aplicada às situações constituídas sobre a vigência da lei revogada ou modificada (princípio da irretroatividade).
1
Dislike0
User badge image

felipe anthony

Existem termos e expressões jurídicas que causam estranheza para a maioria da população. Primeira instância, segunda instância são parte do “jurisdiquês” que complica o entendimento do sistema judiciário pelos cidadãos. A seguir, o Portal do CNJ explica a estrutura de funcionamento da Justiça para você!A organização do Poder Judiciário foi determinada pela Constituição Federal (do artigo 92 ao 126). Os vários órgãos que compõem o sistema estão divididos por área de atuação: Justiça Comum (tanto estadual e quanto federal), Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar. A estrutura de todas elas é composta por dois graus de jurisdição, que vêm a ser a primeira e a segunda instância.A primeira instância ou primeiro grau são as varas ou seções judiciárias onde atuam o juiz de Direito. Essa é a principal porta de entrada do Judiciário. Grande parte dos cidadãos que entra com uma ação na Justiça tem o caso julgado por um juiz na primeira instância, que é um juiz chamado de singular (único), que profere (dá) a sentença (decisão monocrática, de apenas 1 magistrado).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados