Buscar

CASOS CLÍNICOS - COMPLEXO DE OMBRO

💡 3 Respostas

User badge image

Fisioterapia

CASO CLÍNICO:Paciente, 9 anos, sexo masculino, praticante de Tênis. Possui diagnóstico de Síndrome do Impacto do Ombro, apresentou-se para avaliação e conduta com queixa de dores na face lateral do ombro direito, principalmente na região de dermátomo correspondente a C5.Em sua avaliação biomecânica foi notado uma discinese escapular importante e grande bloqueio da região torácica.Em exame de imagem do tipo Ressonância Magnética (RM) em T1 e T2 apresentada foi descrito os seguintes achados:Pequena bursite subacromial e subteltoidea;Tendinopatia em discreto grau do supra e infraespinhal, sem rupturas;Discreta tenossinovite da porção intertuberositária proximal do cabo longo do bícepsA ausculta global evidenciou:Disfunção de pulmão à direita;Disfunção de fissura horizontal à direita;Teste para fáscia cervical média positivo.A ausculta justifica a restrição de mobilidade torácica rotacional e redução de mobilidade dos arcos costais mais superiores apresentados pelo paciente. O mesmo faz uso de aparelho ortodôntico, devido a isso foi realizado uma avaliação da região orofacial.Foi realizada uma avalição térmica da região sintomática no período pré e pós intervenção.Tratamento:Liberação da fáscia cervical média;Liberação de artéria subclávia;Liberação do músculo deltoide;Técnica para fissura horizontal pulmonar direita;Liberação orofacial (osso temporal e esfenoide);Exercícios de estabilização da cintura escapular.
0
Dislike0
User badge image

PAULO ANDRE CAVAGLIÉRI PEREIRA

Seu paciente é um programador de computador de 35 anos que foi encaminhado para você em virtude dos sintomas de dor nas regiões cervical direita, posterior do ombro e braço. Os sintomas se tornam progressivamente piores quando ele está no trabalho; em geral, a dor começa depois de 1 hora e atinge o grau 6/10 na hora do almoço. O mesmo ciclo ocorre à tarde. Há um ocasional “formigamento” no polegar e no indicador. Os sintomas têm piorado progressivamente nos últimos 3 meses, desde que ele foi colocado em um trabalho prioritário. As atividades recreativas incluem tênis e leitura; o tênis não causa sintomas, mas ler piora dores no pescoço. O exame revela uma postura de cabeça anteriorizada e ombros curvos. A flexão de cabeça apresenta 50% da amplitude, a rotação e inclinação cervical, 80% da amplitude, e a rotação lateral de ombro é de 75°. Há uma restrição na fle-xibilidade dos músculos peitoral maior, peitoral menor, levantador da escápula e escalenos. O teste do quadrante cervical reproduz o formigamento na mão direita; todos os outros testes neurológicos são negativos. A força dos músculos supra-hióideos e infra-hióideos, retratores da escápula e rotadores laterais do ombro é 4/5.

O que está provocando os sintomas e sinais do paciente?

Quais as limitações funcionais? Qual o prognóstico?

Identifique os comprometimentos e as metas funcionais.

Estabeleça um programa de intervenção. Como você pode levar essa pessoa a progredir para a independência funcional?


0
Dislike0
User badge image

elenicecoelhorocha

tem resposta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais