Buscar

Por que a psicologia proposta por Christian Wolff não obteve sucesso?

Respostas

User badge image

Natalia Nascimento

O autor que ajudou a delinear a Psicologia com status de uma disciplina da Filosofia. Para Wolff, os ramos da Filosofia deveriam ser a Lógica, a Metafísica, a Filosofia Prática, a Física, a Filosofia das Artes (nesse sentido, tratava-se da Tecnologia, Artes Liberais e Medicina) e a Filosofia da Jurisprudência. No sistema de Wolff, a psicologia Empírica seria um estudo da vida interior da alma excluindo as relações fisiológicas e corporais. O Empirismo estudava as faculdades dessa alma após a própria representação no universo ter sido realizada, através de uma introspecção filosófica, ele tentava através disso, deduzir quais eram as faculdades da alma, percepção, imaginação, juízo, memoria entre outros.

Dentro do vasto sistema filosófico, ganhou um campo de estudo circunscrito dentro da filosofia.

No século XVIII, Emanuel kant critica a proposta de wolff, considera ela demasiadamente metafisica, e impossível de se realizar uma ciência.

O ponto crucial sobre porque a Psicologia de Wolff não obteve sucesso, os demais pensadores, não viam como ciência, pois era algo fundamentado em metafísica.

Ele começa a mirar suas críticas especialmente na psicologia racional, e alega ser impossível ser uma ciência, dado que a alma não era possível ter soluções exatas sobre o objeto.

Ele vê na psicologia empírica uma possibilidade de psicologia cientifica. Para que a psicologia de Wolff, pudesse se tornar uma ciência, ele estabelece 3 vetos, e constituem condições para que pudesse ser realmente cientifica, objeto, metodologia e matematização.

Futuramente, por fim será proposta a primeira lei matemática da psicologia, proposta por Gustav Fechner ainda no final do século XIX, garantiu que todos os vetos Kantianos fossem superados, garantindo que a psicologia científica pudesse então surgir.

 A psicologia proposta por Christian Wolff não é atualmente debatida, ou analisada por especialistas de tal área do conhecimento e da mente. Trata-se de proposição que foi feita no passado, e que não foi observada mais a fundo. Entretanto, psicólogos renomados da atualidade defendem que o pensamento de Wolff foi transformador.

Isso porque os parâmetros apresentador por Christian Wolff constituiu as bases do desenvolvimento intelectual e metodológico moderno. Não foi levado mais a frente pelas pontuações nas quais falei anteriormente, de fato, não consideravam como ciência, porém leva o título de um pensamento transformador e relevante para a psicologia de um modo geral.

16
Dislike1
User badge image

Paulo Rodrigues

Seus métodos eram confusos para a época.
5
Dislike0
User badge image

Juçara Damasceno

Ele era muito avançado para época
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina