Buscar

Para que serve o complexo de golgi em uma célula ?

💡 13 Respostas

User badge image

Adênia França

O complexo golgiense é uma organela relacionada com uma série de funções importantes para a célula. Dentre as funções exercidas pelo complexo golgiense, podemos citar:Processamento de lipídios e proteínas;Empacotamento e endereçamento de moléculas sintetizadas na célula;Fabricação de macromoléculas, como polissacarídios não celulósicos que são produzidos nessa organela em células vegetais e incorporados à parede celular;O complexo golgiense é responsável por originar o acrossoma, uma vesícula encontrada na cabeça dos espermatozoides que contém enzimas necessárias para a penetração desse gameta no ovócito secundário. O acrossoma é essencial para a realização da fecundação.
0
Dislike0
User badge image

Maria Eduarda

é responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias produzidas no Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso (REL e RER), estabelecendo dessa forma, uma relação de interdependência.
0
Dislike0
User badge image

Ana Luisa Duarte

A princípio, as funções principais do Complexo de Golgi são armazenar, exportar, alterar proteínas e ainda originar acrossomos e lisossomos dos espermatozoides . Em suma, o Aparelho de Golgi envia substâncias do retículo endoplasmático, faz a glicosilação, sintetiza as células e contribui para o processamento de lipídios e proteínas.Caso o Complexo de Golgi não funcione corretamente, pode acarretar em diversas doenças, pois afeta diretamente o sistema dos corpos dos seres vivos. Devido a falta de proteína, o organismo fica mais sensível e tem maior risco de contrair infecções.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais