Buscar

O CO2 gerado no metabolismo não se acumula nos tecidos, mas transformando em ácido carbônico pela ação da anidrase carbônica nas hemácias porque:

💡 5 Respostas

User badge image

Isabella Kelly

No metabolismo, é gerado CO2 que se dissolve em H2O para formar ácido carbônico e este se dissocia formando bicarbonato e hidrogênio: CO2 + H2O HCO3- + H+ (essa reação pode acontecer sem a anidrase carbônica mas seria muito lenta). O CO2 que chega ao sangue entra nos eritrócitos para sere m carregados até o pulmão. Dentro do eritrócito tem a anidrase carbônica. Após a catalização pela anidrase carbônica, o ácido carbônico libera H+ se tornando bicarbonato. O bicarbonato fica dentro do eritrócito e o H+ se liga a hemoglobina. Quando chegam no pulmão, o H+ se liga ao bicarbonato e a reação inversa acontece . O CO2 é expirado. Se o CO2 ficar retido no corpo devido a uma hipoventilação, a reação irá acontecer ao contrário, gerando uma acidose .
2
Dislike0
User badge image

Caio Mark

,
1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais