Buscar

citologia e embriologia

O sedentarismo é um sério comportamento para o agravo da saúde, pois os seus elevados níveis estão atrelados a maiores probabilidades de surgimento de doenças crônicas degenerativas e obesidade. A obesidade, por sua vez, também contribui de maneira decisiva para o surgimento de doenças cardiovasculares.Você, fisioterapeuta, trabalha em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e atende, na maioria dos casos, pessoas com sobrepeso/obesidade. Em determinado dia, você recebe Ana, que diz que não dispõe de tempo para fazer exercícios físicos, mas que todos os domingos tenta correr por 30 minutos, não obtendo êxito, pois sempre sente calor demais e apresenta suor excessivo, inchaço nas mãos e pressão baixa.Diante do desconforto exposto por Ana, responda:1. Por que a prática física descrita por Ana causa os sintomas mencionados? A situação da paciente é preocupante? Justifique a sua resposta.2. Qual é a recomendação para o caso de Ana com relação às adaptações crônicas do tecido epitelial? Justifique a sua resposta citando, no mínimo, três adaptações.

💡 1 Resposta

User badge image

Grazy A

1. O controle da temperatura e as transformações do endotélio vascular são algumas das modificações causadas pelo início da atividade física, ou seja, pela prática aguda de atividade física. Tal prática é capaz de elevar a temperatura corporal a estados considerados febris. A produção de suor ocorre devido à atividade de células epiteliais glandulares, em específico as que formam as glândulas sudoríparas. O suor é o responsável pela manutenção da temperatura, pois, com a sua evaporação, perde-se calor. Esse fato é extremamente importante para retardar os processos de fadiga ocasionados pela prática de atividade física, uma vez que elevadas temperaturas causam hipertermia (condição que, além de levar à fadiga física e mental, pode apresentar complicações para a saúde). Vale lembrar também que a camada interna dos vasos sanguíneos (endoderme) é composta por células epiteliais simples pavimentosas. Os vasos são responsáveis pela irrigação dos músculos, sendo que o fluxo sanguíneo é intensificado durante a prática de atividade física. O endotélio vascular também é responsável pela produção de óxido nítrico (NO). Tal gás indica o momento adequado de a musculatura lisa dos vasos relaxar, o que permite a vasodilatação, aumentando, assim, o fluxo sanguíneo para os músculos em atividade. Assim, os sintomas de Ana são preocupantes, pois demonstram uma prática de exercícios incorreta, sem o aumento progressivo do volume de treino ao longo das semanas.

2. A recomendação é que Ana faça atividades físicas regularmente, criando adaptações nos tecidos (adaptações crônicas). As adaptações no tecido epitelial ocasionam, por exemplo, a melhora na velocidade e na quantidade de substâncias secretadas pelas glândulas, sendo destaque a liberação do hormônio adrenalina pela glândula suprarrenal. Em indivíduos adaptados à prática de atividade física, a liberação acontece de maneira mais rápida. Também é possível citar, como efeito da prática regular de atividade física, a diminuição dos níveis de insulina, que é um hormônio endócrino produzido pelo pâncreas. A pele (tanto a sua camada epitelial quanto a sua camada conjuntiva) sofre adaptações positivas, como aumento do conteúdo de colágeno e resistência. 


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais