Buscar

Cite as vantagens e desvantagens do concreto armado quanto ao seu uso estrutural.

💡 3 Respostas

User badge image

Enoque f Calado

VantagensO concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção.Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração.O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.Uma estrutura em ‘concreto armado’ pode ser moldada de diversas maneiras e formatos.Exige mão de obra menos qualificada para sua execução, em comparação com estruturas metálicas, por exemplo.Boa resistência ao fogo e ao tempo.Uma estrutura em ‘concreto armado’ é mais durável do que qualquer outro sistema de construção.Boa resistência ao desgaste mecânico como choques e vibrações.DesvantagensA resistência à tração do concreto armado é cerca de um decimo da sua resistência à compressão.Por ser muitas vezes produzido in loco, a resistência final pode ser afetada devido a erros durante os processos de mistura e cura.O ‘concreto armado’ utiliza-se de formas de madeira ou metálicas, encarecendo o projeto.Uma estrutura com esse material gera muitos resíduos e lixos de construção.Para uma construção de um edifício de vários andares, a seção dos pilares para uma estrutura em ‘concreto armado’ é maior do que a seção dos pilares em uma estrutura metálica.O concreto armado tem grande peso próprio (2.500 kg/m3).Tempo de execução maior do que outros sistemas de construção, devido ao tempo de cura (pode ser reduzido com uso de aditivos).A demolição de uma estrutura em concreto armado é de difícil execução, podendo ser inviáveis devido ao custo.
0
Dislike0
User badge image

Michel Côrtes Ferracini

Uma das vantagens do concreto armado é a facilidade em se executar os elementos estruturais no local da obra, estruturas robustas podem ser criadas com diferentes formatos sem muita dificuldade com o uso de formas e escoras. Outras vantagens importantes são: Alta disponibilidade de mão de obra;Processo construtivo bem difundido no Brasil;Alta durabilidade;Resistencia ao fogo, choques e vibrações.Existem algumas desvantagens no uso do concreto armado que podemos citar, como por exemplo, o peso dos elementos estruturais. Como o concreto não resiste aos esforços de tração, esses esforços são basicamente resistidos pelo aço, desta forma, o concreto nesta região tem a função de proteger a armadura de agentes agressivos presentes no meio ambiente, e garantir a aderência entre o elemento de concreto e o aço somente.Outras desvantagens que podemos citar são: Por conta do processo construtivo ser muitas vezes manual, os elementos estruturais costumam apresentar patologias;Fissuração na região tracionada;Depois de endurecido, é difícil fazer mudanças na estrutura.
0
Dislike0
User badge image

Nay

Exige mão de obra menos qualificada para sua execução, em comparação com estruturas metálicas, por exemplo. Boa resistência ao fogo e ao tempo. Uma estrutura em 'armado' é mais durável do que qualquer outro sistema de construção. Boa resistência ao desgaste mecânico como choques e vibrações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais