Buscar

Na língua portuguesa, a escolha por "você" ou "senhor (a)" denota o grau de liberdade ou de respeito que deve haver entre os interlocutores.

Na língua portuguesa, a escolha por "você" ou "senhor (a)" denota o grau de liberdade ou de respeito que deve haver entre os interlocutores. No diálogo apresentado acima, observa-se o emprego dessas formas. A personagem Sílvia emprega a forma "senhora" ao se referir à Irene. Na situação apresentada no texto, o emprego de "senhora" ao se referir à interlocutora ocorre porque Sílvia  pensa que Irene é a jardineira da casa.  acredita que Irene gosta de todos que a visitam.  observa que Irene e Eulália são pessoas que vivem em área rural.  deseja expressar por meio de sua fala o fato de sua família conhecer Irene.  considera que Irene é uma pessoa mais velha, com a qual não tem intimidade.

💡 3 Respostas

User badge image

Mario Corrêa

Bom, na Língua Portuguesa existem os Pronomes Pessoais de Tratamento que são palavras que podem substituir o nome própria da pessoa a qual estamos nos dirigindo.

Também temos o caso de uso desses pronomes específicos para pessoas de cargo alto como o presidente da república ou então um reitor de uma universidade.

Assim dependendo do termo utilizado ele pode ser considerado formal ou informal, no caso do "você" normalmente é usado de forma informal. Mas no caso do "senhor(a)" pode ser utilizado para pessoas que são mais velhas ou por respeito a alguém.

Por isso a resposta correta é a de letra (E) o fim da cidade será uma das consequências inevitáveis da mobilidade crescente.

0
Dislike0
User badge image

Elaine Ricardo

Senhor - linguagem formal, denota respeito.
Você - linguagem informal, usual.
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Senhor - linguagem formal, denota respeito.
Você - linguagem informal, usual
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais