Buscar

Porque países desenvolvidos empreendem mais?

💡 6 Respostas

User badge image

Monica Correia

Na pesquisa, os países desenvolvidos eram aqueles que apresentam IDH muito elevado, e os restantes entravam no grupo de não desenvolvidos. “Havia uma diferença estatística significativa em todas as análises desses dois grupos”.

Abrir uma empresa em países de maior desenvolvimento requer maior conhecimento de leis, associações, normas e regras. Quando se faz negócio em países menos desenvolvidos, por outro lado, é necessário consolidar as relações interpessoais entre empregador e outros agentes locais. Uma pesquisa elaborada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP explorou as duas circunstâncias para destacar suas divergências. “A conclusão foi que, ao empreender num país mais desenvolvido, é importante conhecer melhor as instituições formais”.

Embora detenha o sétimo maior PIB do planeta (aproximadamente 3 trilhões de dólares) e um IDH considerado elevado (0,744), a obediência da legislação brasileira ainda deixa muito a desejar. “O que falta é maior respeito ao cumprimento das leis”, pontua, “e diminuir o famoso ‘jeitinho’, talvez”.

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Países desenvolvidos são nações com elevado desenvolvimento econômico e social. Essa classificação utiliza critérios como grau de riqueza, nível de industrialização e desenvolvimento, Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano.

1
Dislike0
User badge image

Cheila Dos Santos Plegge

Curte a pergunta

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais