Buscar

Qual a inervação do trato gastrointestinal?

💡 7 Respostas

User badge image

Antonio Marcos

Tem inervação tanto Simpática quanto Parassimpática(que se da pelo nervo vago). Já a inervação intrínseca é feito pelo chamado sistema nervoso entérico constituído pelos plexo de Meissner ou submucoso e Auerbach ou Mioentérico.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O TGI tem inervação autonômica, a qual é dividida em simpática e em parassimpática.

A simpática é advinda dos nervos esplâncnicos maior e menor, que são fibras pré-ganglionares. Estas se ramificam formando os plexos no nível das grandes artérias abdominais, como o Plexo celíaco, mesentérico superior e inferior e aórtico-renal. Nestes plexos fazem sinapse nos gânglios de mesmo nome. Daí, emergem fibras pós-ganglionares que vão em direção as vísceras.

A parassimpática advém do nervo Vago (NC X) e das raízes de S2 a S4 .

No nível da víscera, as fibras simpáticas e parassimpáticas se conectam aos plexos de Meissner e de Auerbach, constituindo o SNE (Sistema Nervoso Entérico);

0
Dislike0
User badge image

valdete lago

trato gastrointestinal é inervado por dois componentes nervosos distintos, que, no entanto, são interligados. A inervação extrínseca é realizada pelo sistema nervoso autônomo, representado por neurônios simpáticos, parassimpáticos e neurônios aferentes viscerais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais