Buscar

Avalie e defina conduta para o caso a seguir:

Paciente HIV+ em uso de TARV com lamivudina, dolutegravir e tenofovir (300, 50 e 300mg respectivamente) há 2 anos, tendo carga viral indetectável no penúltimo exame, apresenta aumento agressivo da carga viral no exame atual. Iniciou tratamento com amoxicilina há 3 dias para tratar quadro de faringite estreptocócica, com melhora da sintomatologia em cerca de 48h.

💡 1 Resposta

User badge image

Rafael Augusto Moreira André

Acredito que primeiro de tudo devemos verificar como está a aderência a TARV, é bastante provável que o mesmo esteja tendo furos ou tenha parado de a utilizar, visto um exame anterior com carga indetectável. Vale a pena fazer uma investigação em relação as relações sexuais desprotegidas, uma das causas de resistência viral configura na troca viral entre portadores com cargas virais detectáveis induzindo, assim, resistência. Ademais, podemos lançar mão de genotipagem viral para detecção de possível vírus resistente as drogas utilizadas e optarmos por antirretrovirais diferentes.
Causas menos prováveis de levar a um aumento tão agressivo, seria justamente a concomitância com alguma infecção, má absorção pelo trato gastrointestinal das drogas, ter recebido alguma vacina e por aí vai…
2
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais