Buscar

Como fazer um relatório de gestão educacional ?

💡 12 Respostas

User badge image

Geyce Lima

Para elaborar um relatório de gestão escolar completo, você deve medir diferentes situações.

1. Métricas da escola

Um ponto importante é que para se ter um relatório fiel e que descreva, realmente, o que se passa dentro da escola é necessário que a instituição possua métricas das mais diversas áreas da gestão e que essas métricas sejam medidas e avaliadas quando um relatório precisar ser escrito.

Portanto, é fundamental que a instituição possua um sistema de análise de dados que consigam mensurar os mais diversos campos da instituição, como o fluxo de caixa, a entrada e a saída de alunos da escola, o nível de desempenho escolar dos estudantes em diferentes disciplinas, se os estudantes estão indo bem no Enem e demais vestibulares. 

Tudo isso deve ser registrado e posteriormente deve estar descrito no relatório para que os gestores possam analisar se tudo está indo bem ou se algo necessita ser modificado.

2. Otimização do desempenho

Um outro ponto que o relatório de gestão escolar deve medir é a otimização do desempenho de alunos. 

A partir das ações propostas no plano de gestão e postas em prática, o desempenho dos estudantes tem sido otimizado?

As metodologias ativas e inovadoras pensadas no inicio do semestre ou ano têm surtido o efeito esperado: motivado alunos e os mantido engajados nas aulas?

Essas e outras questões deverão ser respondidas no relatório a partir, é claro, das métricas e das análises de dados que dizem respeito ao desempenho dos estudantes. 

3. Integração dos setores

Outro dado que deve ser medido e deve estar contido em um relatório de gestão escolar é se os setores da escola estão sendo integrados de maneira efetiva e se isso tem surtido o efeito esperado.

É importante analisar se equipe pedagógica e equipe docente tem mantido um diálogo aberto sobre desafios do ensino. 

Portanto, é dever do gestor monitorar a capacitação de professores e professoras, além de coletar relatos sobre a satisfação de coordenadores e educadores quanto às questões infra-estruturais da escola.  

4. Controle de gastos

O controle de gastos é um ponto substancial e deve ser medido em um relatório de gestão escolar. 

A gestão financeira tem o dever de analisar e monitorar o fluxo de caixa, a entrada e saída de dinheiro, quanto se tem investido para se manter a escola e se a instituição tem dado o retorno necessário.

Este é um ponto importantíssimo, afinal, nenhuma escola sobrevive sem um bom controle financeiro.

5. O funcionamento das metas

Por fim, mas não menos importante, um relatório de gestão escolar deve medir o funcionamento das metas. 

1
Dislike0
User badge image

Geyce Lima

Esses dois materiais irão te ajudar.


https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/metodologia_de_ensino_iii-_relatorio_de_gestao_escolar_visao_em_diferentes_ambiente_escolar_e_nao_escolar.pdf



https://www.passeidireto.com/arquivo/73921389/relatorio-gestao-educacional-nota-100-uninter


1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais