Buscar

Resenha critica sobre os avanços tecnológicos para a área contábil, no mínimo 20 linhas, me ajuda por favor?

💡 1 Resposta

User badge image

Monica Correia

Os meios de comunicação influenciam diariamente a possibilidade de se melhorar a qualidade das informações contábeis.

A tecnologia da informação no negócio da organização é fundamental à competividade empresarial. Sendo assim, o auditor contábil deve alinhar as suas atividades diárias à tecnologia da informação em termos estratégicos.

A informatização propiciou informações mais apuradas. Relatórios gerados quase em tempo real tem se tornado cada vez mais imprescindíveis no mundo das corporações. A área da auditoria contábil vem sendo impactada diretamente por estes aspectos tecnológicos, e para os profissionais dessa área auxiliarem na gestão das pequenas e médias empresas não poderia ser diferente. Os bancos, investidores e sócios necessitam cada vez mais de agilidade e confiabilidade nas demonstrações contábeis.

As tecnologias têm se tornado muito importantes no desenvolvimento de diversas atividades. Para o auditor contábil não seria diferente. Uma vez que os Stakeholders[1] são praticamente todos informatizados, saber o que está acontecendo em tempo hábil e usar estas informações se tornaram imperativos para a tomada de decisões e principalmente na prestação de contas aos órgãos governamentais.       É demonstrada a necessidade de o auditor contábil deter conhecimento tecnológico a fim de prestar um serviço com rapidez, credibilidade e fidedignidade nas informações entregues aos órgãos regulamentadores denominados clientes, que podemos referenciar como: clientes externos governo, investidores, bancos, fornecedores, clientes internos diretores e colaboradores.

A tecnologia possui aspectos que auxiliam os demais profissionais a formatar as informações em modelos compatíveis com as diretrizes contábeis, o que contribui para o aspecto da qualidade operacional da empresa, facilitando a tomada de decisão e o levantamento de informações pela auditoria com maior agilidade e segurança. As normas da contabilidade, denominadas NBCT, regidas pelo Concelho Federal de Contabilidade, determinam que as demonstrações contábeis obrigatórias são: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ; Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); Demonstração do Valor Adicionado (DVA); e, Demonstração do Resultado Abrangente (DRA). A legislação societária admite a inclusão da DLPA na DMPL. As empresas que elaborarem e publicarem DMPL estão dispensadas da apresentação em separado da DLPA, uma vez que esta, obrigatoriamente, estará incluída naquela. A NBC TG 26, item 10, letra ‘e’, também inclui as notas explicativas entre os elementos que integram o conjunto das demonstrações contábeis obrigatórias.

Nos tempos atuais, a preparação e entrega destas declarações se tornaram complexas, tendo em vista a grande quantidade de informações que precisam ser processadas e apuradas, para depois montar as declarações relacionadas acima. Sendo assim, a tecnologia da informação com a integração de dados de sistemas e departamentos trouxe grande agilidade bem como a possibilidade de montar e gravar toda a estrutura das declarações e deixá-las a um clique do mouse para sua geração trouxe muita agilidade nos processos, pois alguns softwares permitem inclusive a programação de quais relatórios devem ser gerados de forma sequencial, bem como validadores que processam e validam as informações alertando o usuário para os erros mais gritantes.

Lourenço, Fabrício (2019) afirma:

Com a era digital, a profissão vive de­safios diários. Termos como platafor­ma on-line, inteligência artificial, big data, blockhain, cloud computing estão mudan­do e revolucionando a rotina da área con­tábil no Brasil e no mundo. A inteligência artificial, conhecida por elaborar dispositi­vos que simulem a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões e resolver pro­blemas, vem ganhando destaque por es­tar presente em todas as áreas do conhe­cimento, inclusive na Contabilidade.

A tecnologia da informação tem o dever de apoiar os Stakeholders nas análises estratégicas, diminuindo os entraves nos processos da organização e, assim, viabilizar o aumento de valor e competitividade. A influência da tecnologia na contabilidade vem trazendo grandes impactos nos trabalhos e no mercado. Isso foi criado em março deste ano (2019) pelo CFC Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, que iniciou seus trabalhos no dia 11 de março deste ano e se reunirá a cada dois meses para estudar de forma aprofundada o assunto e apresentar um projeto apontando os impactos da tecnologia no setor. 

Rezende (2000) afirma:

Um sistema de informações pode ser definido como o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa e que proporcionam a sustentação administrativa, visando à otimização dos resultados esperados.

A tecnologia da informação e os sistemas de suporte à decisão BI[2] vieram agregar valores imensuráveis pois são munidos de enorme quantidade de dados e aplicações de modelagem, possibilitando a flexibilização, adaptação bem como uma grande capacidade de geração de informações a nível gerencial.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais