Buscar

Estou precisando de um resumo da história da Enfermagem pode ser?

💡 2 Respostas

User badge image

Natália Cavalcante

A origem da Enfermagem

A história da Enfermagem começa há milhares de anos, ainda antes do nascimento de Cristo. Nessa época, a humanidade ainda não sabia muito sobre doenças, que eram consideradas castigo divino. Mesmo assim, os enfermos recebiam cuidados, principalmente de mulheres. Com o tempo, esse trabalho foi ganhando destaque na sociedade, até que se tornou uma profissão.

O modelo de Enfermagem que conhecemos nos dias atuais, porém, surgiu por volta de 1840, quando Florence Nightingale, uma mulher rica e muito religiosa, desenvolveu métodos para o tratamento de feridos de guerra. Os estudos de Florence serviram como base para muitos avanços na área, como o desenvolvimento de novos procedimentos e técnicas de cuidado.

Períodos da Enfermagem no Brasil

No Brasil, a Enfermagem começou a se desenvolver no período colonial, com o surgimento da Organização da Enfermagem no Brasil. Em 1543, ainda no Período Colonial, foi inaugurado um dos primeiros hospitais da época, a Santa de Casa de Misericórdia, em Santos, São Paulo, seguido pela unidade aqui de Salvador, na Bahia (1549) — que ainda funcionam como instituição de ensino.

Os primeiros tratamentos foram realizados por escravos, que utilizavam ervas medicinais no cuidado com os enfermos.

Esse primeiro período da Enfermagem no Brasil serviu de base para o desenvolvimento da profissão, que começou a acontecer no final do século XIX.

Essa época foi marcada pelo êxodo rural e pelo aumento da população nas cidades, o que fez aumentar a necessidade de atenção à saúde pública. Nesse contexto, o enfermeiro passou a ser mais valorizado e cada vez mais necessário. Esse desenvolvimento também foi alavancado pelas guerras que ocorreram no período, que deixaram muitas pessoas feridas.

surgimento de novas escolas de Enfermagem contribuiu muito para o desenvolvimento e regulamentação da profissão. Algumas mudanças importantes na área da saúde também contribuíram para valorização da profissão, como a criação do Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e a organização dos trabalhadores em associações, sindicatos e conselhos, como o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Personalidades que marcaram a história da Enfermagem

Alguns nomes destacam-se na história da Enfermagem. É impossível falar sobre a origem da profissão sem lembrar de Florence Nightingale, já citada mais acima. Ela foi pioneira na utilização de gráficos e de dados estatísticos para estudar as causas de morte, os riscos que os pacientes corriam e a influência do ambiente no adoecimento e na recuperação.

No Brasil, Ana Nery foi uma personagem muito importante para o desenvolvimento da Enfermagem. Depois que seus filhos e irmãos foram convocados para a Guerra do Paraguai, ofereceu-se para cuidar dos feridos no conflito e montou uma enfermaria na sua própria casa. Ana Nery trabalhou até o final da guerra e passou a ser considerada uma heroína da pátria.

1
Dislike1
User badge image

Alexia Neves

A origem da Enfermagem
A história da Enfermagem começa há milhares de anos, ainda antes do nascimento de Cristo. Nessa época, a humanidade ainda não sabia muito sobre doenças, que eram consideradas castigo divino. Mesmo assim, os enfermos recebiam cuidados, principalmente de mulheres. Com o tempo, esse trabalho foi ganhando destaque na sociedade, até que se tornou uma profissão.

O modelo de Enfermagem que conhecemos nos dias atuais, porém, surgiu por volta de 1840, quando Florence Nightingale, uma mulher rica e muito religiosa, desenvolveu métodos para o tratamento de feridos de guerra. Os estudos de Florence serviram como base para muitos avanços na área, como o desenvolvimento de novos procedimentos e técnicas de cuidado.

Períodos da Enfermagem no Brasil
No Brasil, a Enfermagem começou a se desenvolver no período colonial, com o surgimento da Organização da Enfermagem no Brasil. Em 1543, ainda no Período Colonial, foi inaugurado um dos primeiros hospitais da época, a Santa de Casa de Misericórdia, em Santos, São Paulo, seguido pela unidade aqui de Salvador, na Bahia (1549) — que ainda funcionam como instituição de ensino.

Os primeiros tratamentos foram realizados por escravos, que utilizavam ervas medicinais no cuidado com os enfermos.

Esse primeiro período da Enfermagem no Brasil serviu de base para o desenvolvimento da profissão, que começou a acontecer no final do século XIX.

Essa época foi marcada pelo êxodo rural e pelo aumento da população nas cidades, o que fez aumentar a necessidade de atenção à saúde pública. Nesse contexto, o enfermeiro passou a ser mais valorizado e cada vez mais necessário. Esse desenvolvimento também foi alavancado pelas guerras que ocorreram no período, que deixaram muitas pessoas feridas.

O surgimento de novas escolas de Enfermagem contribuiu muito para o desenvolvimento e regulamentação da profissão. Algumas mudanças importantes na área da saúde também contribuíram para valorização da profissão, como a criação do Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e a organização dos trabalhadores em associações, sindicatos e conselhos, como o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Personalidades que marcaram a história da Enfermagem
Alguns nomes destacam-se na história da Enfermagem. É impossível falar sobre a origem da profissão sem lembrar de Florence Nightingale, já citada mais acima. Ela foi pioneira na utilização de gráficos e de dados estatísticos para estudar as causas de morte, os riscos que os pacientes corriam e a influência do ambiente no adoecimento e na recuperação.

No Brasil, Ana Nery foi uma personagem muito importante para o desenvolvimento da Enfermagem. Depois que seus filhos e irmãos foram convocados para a Guerra do Paraguai, ofereceu-se para cuidar dos feridos no conflito e montou uma enfermaria na sua própria casa. Ana Nery trabalhou até o final da guerra e passou a ser considerada uma heroína da pátria.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais