Buscar

Como se classificam os títulos de crédito quanto a forma de circulação, modelo, estrutura e emissão?

💡 1 Resposta

User badge image

Francisco Natan Pereira de França

Quanto à circulação:

a) Ao portador: são aqueles em que não se identifica o credor; têm inserida a cláusula ao portador ou o nome do beneficiário fica em branco. se transferem por mera tradição. Ex.: cheque e duplicata ◦Lei 8.021/90 proíbe que a nota promissória e a letra de câmbio sejam ao portador.

b) Nominativos: são aqueles que identificam a pessoa beneficiada (credor). Ex.: nota promissória e letra de câmbio. Nominativos à ordem - são transferidos (circulam) mediante endosso. Ex.: letra de câmbio, nota promissória (Obs: mesmo que não apresentem tal cláusula). Nominativos não à ordem – impossibilitam o endosso – são transferidos mediante cessão de crédito.

Quanto ao modelo:

a) Vinculados: a lei exige um padrão a ser seguido. Ex.: cheque (papel próprio, rigor formal) e duplicata mercantil (normas do Conselho Monetário Nacional).

b) Livres: a lei não determina uma forma específica para sua constituição, embora os requisitos legais de cada espécie devam ser observados. Qualquer papel, desde que atendidos os requisitos legais de emissão, dispensa portanto formulários. Ex.: letra de câmbio e nota promissória.

Quanto à estrutura:

a) Ordem de pagamento: a obrigação deverá ser cumprida por terceiros, p. ex. letra de câmbio, duplicata e cheque -sacador (emitente) deu ordem para pagar, quem assina o cheque; sacado (para quem a ordem foi dirigida – banco); e tomador (beneficiário da ordem) – recebe o valor.

b) Promessa de pagamento: é o próprio emitente quem cumpre a obrigação, p. ex. nota promissória - sacador (promitente ou emitente ou subscritor) quem emite a promessa de pagamento, é o devedor da obrigação; sacado (tomador ou beneficiário) é o credor do título.

Quanto à emissão:

a) Causais: são aqueles títulos para os quais o ordenamento jurídico estabelece uma causa para a sua criação – só podem ser emitidos caso ocorra o fato estabelecido pela lei como causa possível de sua criação. Ex.: duplicata mercantil, que somente é criada para representar uma obrigação decorrente de compra e venda mercantil.

b) Não causais: também chamados de abstratos, para serem emitidos a lei não determina nenhuma causa específica. Ex.: cheque e nota promissória.

3
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais