Buscar

O que é continuadade descontinuidade do direito constitucional?

💡 3 Respostas

User badge image

ELAINE

Encontra-se atualmente em discussão no Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional 341/2009, a qual tem como objetivo "retirar do texto constitucional matéria que não é constitucional".

Tal desiderato seria alcançado através da redução dos atuais 250 artigos da parte permanente e 96 da parte transitória para 75 artigos na parte permanente e um único artigo na parte transitória. A versão apresentada em substitutivo reduz o número para 61 na parte permanente e o mesmo artigo único na parte transitória.

Este artigo único da parte transitória seria o agente da desconstitucionalização de parte da atual Constituição, vale dizer, da transformação de diplomas constitucionais em diplomas de valor infraconstitucional, conforme se vê:

Artigo único

Toda matéria suprimida da constituição continuará em vigor até sua substituição pela legislação complementar ou ordinária prevista.

Tal tentativa de modificação constitucional causa preocupação pelo seu conteúdo, o qual parece partir de uma idéia atrasada do que seja Constituição, no sentido mais contemporâneo do conceito.

Procuraremos, deste modo, despretensiosa e sem a pretensão de encerrar o assunto – muito pelo contrário, visto que a idéia é apenas iniciar uma discussão – delimitar os problemas que podem ser vistos na idéia (de modo genérico, e não necessariamente com exclusividade desta PEC 341/2009) e procurar apresentar uma possível solução para a questão do ponto de vista jurídico e político.


0
Dislike0
User badge image

Mirella Cardinalle

O Princípio da Continualidade é aplicável no Direito Administrativo nos Serviços Públicos.

Continuidade dos Serviços Públicos: em regra, os serviços públicos devem ser prestados sem interrupção, de forma contínua.

 Exceção: Art. 6º, §3º, L. 8987/95

§ 3o Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando:

I - motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações; e,

II - por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.

Sem aviso prévio:

- Situações de emergência.

Com aviso prévio:

- Questões técnicas ou de segurança nas instalações;

- Em caso de inadimplemento pelo usuário.

IMPORTANTE: Se a interrupção do serviço vier a causar limitação a direitos fundamentais, ainda que o usuário esteja inadimplente, não será admitida.


0
Dislike0
User badge image

Marlos Antunes de Lima

Nao sei mesmo
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais