Buscar

PortuguÊs

Estudo do texto:

1. No texto, a preposição sem é usada para formar novas palavras. Transcreva essas palavras e classifique-as.

2. Considerando o título do texto (“A ilha dos recusados”) e o assunto tratado nele, qual teria sido a intenção do autor ao enumerar possíveis novos termos formados pelo acréscimo da preposição sem? Explique.

3. Releia.

     “O mais curioso da designação atual da nomenclatura ‘sem’ é que estão embutidas nesse ‘sem’ uma indignação, uma perplexidade e uma revolta diante deste mundo cruel que priva os ‘sem’ do direito natural a se tornar um ‘com’.”

       Nesse trecho, o autor explora a oposição semântica entre as preposições sem e com. Qual é o efeito de sentido promovido por essa oposição?

4. Por que, de acordo com texto, “A ilha dos recusados”, o  sem pode ter uma conotação pejorativa? Justifique sua resposta.

5. Segundo o autor, “os outros ‘sem’ de hoje em dia” sentem um “orgulho político” da privação que sofrem. Identifique, no texto, os sem que se orgulham de sua condição e transcreva-os.

6. No final do texto, o autor propõe que seja feita uma “reforma agrária do afeto”. Por quê?

7. A preposição “sem” aparece constantemente no texto formando inúmeros neologismos de acordo com a opinião do autor. E você, se tivesse que criar um novo neologismo, de acordo com alguma “necessidade”, qual seria? Justifique.