Buscar

a relação teoria e prática na prática pedagógica

Em uma turma de Ensino Médio o professor tinha por objetivo que os estudantes compreendessem o conceito de função exponencial. No seu planejamento, idealizou uma situação, cuja temática foi “poluição de lagos, rios, mares e açudes”. Para desenvolver a temática na sala de aula, ele solicitou que os estudantes se organizassem em grupos e envolveu aspectos da realidade deles por meio de indagações e exemplos como, um lago que havia próximo à escola. Então, a aula foi iniciada com a leitura do texto “Era uma vez um lago...” e após a leitura, foram discutidas as implicações da poluição e ações que, supostamente, poderiam ser utilizadas para despoluir um lago.


Ao avaliar o interesse dos estudantes no tema, o professor considerou interessante simular a despoluição de um lago utilizando de alguns materiais como vasilhas, água e corante à base de café, propondo comparar a simulação com o que ocorreria na realidade. Para tanto, na aula seguinte, munido desses materiais, junto aos estudantes, foram estabelecidas as seguintes hipóteses: que a poluição pode ser eliminada naturalmente pelo lago; a concentração de poluente na água é homogênea; a taxa de despoluição é constante em relação ao tempo; e, por último, a despoluição ocorre em períodos discretos de tempo. Simulando um “lago” com 1 litro de água, iniciaram o processo de “despoluição” do seguinte modo: a cada retirada de um copo de água do “lago” poluído, acrescentavam um copo de água limpa, bem como, misturando-as. Na aula, os estudantes registravam por escrito as informações observadas para posterior análise como, a quantidade de poluente presente na água após cada etapa do processo.


Noutro dia, mediados por perguntas e a partir da análise dos dados registrados por eles na aula do dia anterior, o professor introduziu a função exponencial como um conteúdo que permitia a elaboração de uma solução adequada para o problema, levando os estudantes a elaborarem uma função que representava a quantidade de poluente a(n) em função do número de trocas n para o processo de despoluição do lago. Em seguida, como tarefa de casa, o professor apresentou aos estudantes algumas situações semelhantes cujas soluções poderiam ser obtidas por função exponencial.


Após a leitura e análise do estudo de caso, elabore um texto de no máximo 30 linhas, argumentando, com as suas palavras, uma resposta para o questionamento:

Que elementos do estudo de caso relatado evidenciam a relação teoria e prática na prática pedagógica? Cite pelo menos três e justifique a sua resposta com base nos estudos dessa disciplina.

💡 1 Resposta

User badge image

Marjane Freitas

1 litro de água, iniciaram o processo de “despoluição” do seguinte modo: a cada retirada de um copo de água do “lago” poluído, acrescentavam um copo de água limpa, bem como, misturando-as


0
Dislike9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais