Buscar

HISTOLOGIA ANIMAL

1) Represente em forma de imagem a ectoderme, mesoderme e endoderme?


2) Descreva exemplos de tecido epitelial, pode acrescentar imagens:


3) Onde se encontra no corpo humano o tecido conjuntivo propriamente dito?


4) Diferencie os tecidos musculares: estriado esquelético, cardíaco e liso.


5) De maneira resumida descreva como ocorre o impulso nervoso?

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Clara

1)


2) O tecido epitelial de revestimento pode ser ainda classificado de acordo com o formato das células. De acordo com essa classificação, temos:

  • Epitélio cúbico: tecido com células em formato cúbico.

  • Epitélio colunar: tecido com células alongadas.

  • Epitélio escamoso: tecido com células achatadas, que lembram azulejos.

  • Epitélio de transição: tecido com formato de células que varia de acordo com a distensão do órgão no qual é encontrado. No tecido da bexiga urinária, por exemplo, as células tornam-se mais achadas quando esse órgão está cheio. Já quando a bexiga está vazia, as células ficam com formato mais globoso.


3) tecido conjuntivo propriamente dito é, dos tecidos conjuntivos, o menos diferenciado e mais genérico, preenchendo todos os espaços entre os restantes tecidos, logo presente em todos os órgãos, e abaixo da derme, estabelecendo a ligação entre todos.


4) O músculo estriado cardíaco também possui estriações transversais. Suas células são longas e ramificadas, apresentam um ou dois núcleos, que se localizam na região central dessas células. Grave isso, pois é uma forma de diferenciar o músculo estriado esquelético do músculo estriado cardíaco: pela localização do núcleo.


5) Sinapse é uma junção especializada onde ocorre a transmissão do impulso nervoso do neurônio para a célula-alvo. As sinapses podem ocorrer de duas formas: ... Com a chegada do impulso elétrico e a despolarização da membrana pré-sináptica, esses neurotransmissores são liberados.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais