Buscar

Em seu mais recente livro “La ruptura” o sociólogo espanhol Manuel Castells aponta para a atual crise da democracia representativa liberal.

Em seu mais recente livro “La ruptura” o sociólogo espanhol Manuel Castells aponta para a atual crise da democracia representativa liberal. Que se caracteriza por alguns aspectos tipicamente contemporâneos como:

I- Uma grande ruptura entre governantes e governados, baseada na desconfiança das pessoas (eleitores) nas instituições nas quais não se veem mais representados.

II- Uma crise nos partidos políticos que tem levado a descrenças das pessoas na eficácia da democracia e aflorado um sentimento anti-partidário e anti-democrático.

III- O retorno da ideia do uso da violência como forma de solucionar conflitos, e não pela via democrática.

IV- Uma guinada conservadora no mundo todo quanto aos direitos (restrição das liberdades) em troca de maior segurança (certezas). Fato que ameaça o modelo democrático representativo atual.

 

Assinale a alternativa correta:


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais