Buscar

Quais são as fontes do direito penal e as fontes do direito processual penal de acordo com o código penal e o codigo de processo penal?

💡 1 Resposta

User badge image

Thaiara Santo

fontes do direito penal

FONTE MATERIAL: É a fonte de produção da norma, o órgão encarregado de criar o Direito Penal. No Brasil, a Constituição Federal incumbiu essa função a União, que de acordo com o artigo 22 da Carta Magna.

FONTE FORMAL: Por sua vez, a fonte formal é o instrumento de exteriorização do direito penal, é o modo como as regras são reveladas (fonte de conhecimento ou cognição). As fontes formais se subdividem em fontes formais imediatas e fontes formais mediatas. Para a doutrina clássica, as fontes formais imediatas se resumiam nas leis, enquanto as fontes formais mediatas se revelavam nos costumes e princípios. Contudo, data vênia, essa explicação está ultrapassada, a doutrina moderna traz novas fontes que se mostram relevantes na atualidade.

Fontes formais imediatas:1) Lei Único instrumento normativo capaz de criar crimes e cominar penas. 2) Constituição Federal Não cria crime e comina penas. Apesar de ser superior a Lei, não cria crime devido a seu processo moroso e rígido de alteração (imaginem toda vez para criar ou revogar uma lei criminal fosse necessário quórum qualificado, o Congresso não faria outra coisa). Porém, a Constituição pode estabelecer patamares mínimos e máximos a serem seguidos (mandados constitucionais de criminalização).

Fonte formal mediata: Seria a própria doutrina. Neste entendimento, os costumes são classificados como fontes informais do Direito Penal.

fontes do direito processual penal

Fonte material: É a fonte de produção, refere-se ao ente que tem competência para elaborar as normas, ou seja, é aquela que cria o Direito.

Fonte formal: É aquela que revela o direito. É a exteriorização. As fontes formais de subdividem em: fontes primárias/imediatas: são as leis, Constituição Federal, Emendas à Constituição, Tratados, convenções e regras de Direito Internacional e fontes secundárias/mediatas: analogia, costumes, jurisprudência, doutrina e princípios gerais do direito.


Espero ter ajudado!!!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais