Buscar

O que é surfactante pulmonar? e qual a sua função?

💡 7 Respostas

User badge image

Marcella Cavalcante

Surfactante é um líquido que é produzido nos pulmões, constituído de lipídeos e proteínas, com o objetivo de reduzir a tensão superficial, evitando o colabamento dos alvéolos.

1
Dislike0
User badge image

Pollyana Borges de Oliveira

O surfactante é produzido ao longo do amadurecimento dos pulmões do bebê, ainda no útero. Ele é um liquido que tem como função diminuir a tensão superficial alveolar pulmonar, prevenindo um colapso.
1
Dislike0
User badge image

Eudiane Zanchet

O surfactante pulmonar é um líquido que reduz de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração. Consiste em 80% de fosfolípideos, 8% de lípidos e 12% de proteínas. A tensão superficial é a força que atua através de uma linha imaginaria na superfície do liquido. Ela se origina porque as forças de atração entre as moléculas adjacentes do liquido são muito mais fortes do que aquelas entre o liquido e o gás, resultando em diminuição da superfície liquida, gerando uma pressão dentro do alvéolo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais