Buscar

questão respondida avaliação de tópicos especiais uniasselvi


O Brasil possui uma divisão sociopolítica, na qual encontramos o Primeiro Setor (caracterizado pelo Estado), o Segundo Setor (que abarca as instituições privadas) e o Terceiro Setor contempla as Organizações Não Governamentais (ONGs), que têm algumas particularidades:


"No que concerne às formas como as ONGs se movem no espaço público, vale chamar a atenção para o potencial de construção de redes, abrangendo os espaços locais, regionais e globais, como também as potencialidades de incluir, nessas redes, desde organizações internacionais, como as do sistema ONU e fundações financiadoras, até grupos semimarginalizados em bairros da periferia das grandes cidades. A noção de rede em relação às ONGs pode ser pensada de duas formas: uma é a rede entre ONGs incluindo também os movimentos sociais, na qual cada organização é ponto de transmissão para outras, maiores ou menores, locais ou globais. Outra forma de pensar a rede é como um espaço tridimensional onde as ONGs funcionam não apenas como pontos de transmissão, mas como pontos nodais, que acumulam e distribuem informações, acumulam poder, credenciam-se como representantes fazendo a ligação entre o Estado e a sociedade em geral." (PINTO, 2006, p. 658)


Sobre as ONGs, analise as afirmativas a seguir:


I- Atualmente servem para pressionar o governo para que tenha uma atuação mais social, e não apenas com fins políticos.

II- Por depender de repasses financeiros, as ONGs possuem uma limitação em um determinado conjunto da sociedade.

III- Tem fins políticos e financeiros e prestam poucos serviços sociais, apenas se limitando a uma classe social.

IV- A maior preocupação das ONGs são os serviços sociais, para todas as classes sociais mais especificamente com as de baixa renda, que não possuem acesso a determinados serviços.

💡 3 Respostas

User badge image

Vinicius Gabriel

D

As afirmativas I, II e IV estão corretas confirmada no ava

1
Dislike0
User badge image

fernanda Lopes de Freitas

Fernanda Aparecida Lopes de Freitas

Pedagogia (993062)

133

 VOLTAR

RESPONDER AVALIAÇÃO

A+Alterar modo de visualização

Avaliação I - Individual (Cod.:688678)


Tópicos Especiais (TE2015)

Prova

38158142Período para responder

16/08/2021 - 08/10/2021

create

create

create

4

create

6

7

8

9

10



































Um relatório de 311 páginas lançado pelas Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos ampliou a discussão sobre os impactos de assédio sexual a mulheres no ambiente científico ao apontar, simultaneamente, a dimensão do problema e a debilidade das estratégias adotadas para enfrentá-lo, além de indicar um conjunto de recomendações para mudar a cultura das instituições. O documento faz 14 recomendações, que, entre outras medidas, propõem reduzir a exposição de estudantes a situações de assédio e criar mecanismos para proteger quem faz denúncias. Outro foco é engajar os dirigentes acadêmicos no enfrentamento das causas e das consequências do problema, adotando medidas para promover a equidade de gênero, estabelecendo de forma clara o que são os comportamentos inaceitáveis e punindo desvios de forma transparente. A partir das informações apresentadas no texto e no conceito de "gênero" atribuído por diferentes autoras, como Françoise Héritier e Miriam Grossi, analise as sentenças a seguir:


I- O conceito de gênero se constrói na relação entre homens e mulheres, considerando que ninguém vive sozinho e todas as pessoas se relacionam desde o nascimento.

II- Os papéis de gênero são as representações características atribuídas a cada sexo, conforme sua cultura.

III- Promover a equidade de gênero é equivalente a reconhecer as diferenças entre homens e mulheres e dispor de condições dignas para ambos os sexos.

IV- No Brasil não há problemas de assédio nem de preconceito com mulheres, pois a Constituição garante que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza".


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/2018/07/05/para-enfrentar-o-assedio-sexual-na-academia/. Acesso em: 18 jul. 2018.

A) As sentenças I, II e III estão corretas.


B) As sentenças II e IV estão corretas.


C) As sentenças III e IV estão corretas.


D) As sentenças I e IV estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais