Buscar

Exercícios de Física Geral e Experimental

O principal objetivo da cinemática na mecânica é criar os movimentos desejados dos elementos mecânicos e, então, calcular posição, velocidade e aceleração. No desenvolvimento de sistemas de transmissão de máquinas e equipamentos, por exemplo, precisa-se conhecer e compreender os movimentos que cada máquina, equipamento, dispositivo e elemento realizam para selecionar de forma correta os elementos mecânicos adequados a cada aplicação.


Na empresa em que você trabalha, estão desenvolvendo um sistema automatizado de produção para uma grande empresa. Você deverá projetar parte do sistema de movimentação desse mecanismo automatizado. Para que isso seja possível, alguns fatores precisam ser considerados, como a posição, a velocidade e a aceleração desse sistema.


O sistema de movimentação de sua responsabilidade será um cabeçote acoplado ao mecanismo de movimentação por coordenadas. Ele deve apresentar um mecanismo de transmissão para sua movimentação. 


Diante disso:


a) Você deverá determinar a velocidade média do mecanismo em avanço programado no instante entre t=1s e t=2s, sabendo que a máquina obedece à seguinte função: x(t) = 5*t^3-8*t. 

b) Determinar a aceleração em avanço rápido desse mecanismo, sabendo que a velocidade máxima da máquina é de 60m/s em um intervalo de 2s.

Escreva sua resposta no campo abaixo:


💡 1 Resposta

User badge image

Webert Pereira de souza

a) Considere a posição ocupada  pelo  mecanismo  no  instante  t  e  a  coordenada

Correspondente x.  Considere também a posição o ocupada pelo mecanismo em um momento posterior no instante t+∆t. Pode-se obter a coordenada de posição somando a coordenada x do deslocamento  ∆x. A velocidade média do mecanismo no intervalo de tempo  ∆t é definida como o quociente do deslocamento  ∆x pelo intervalo de tempo  ∆t. Se as unidades do S I forem utilizadas,  ∆x é expresso em metros, e  ∆t em segundos; a velocidade média será, então, expressa em metros por segundo (m/s)

 

v med = ∆ x / ∆ t

Considere a velocidade v da partícula no instante t e também sua veloci-dade v +  ∆v em um instante posterior t + ∆t. A aceleração média da partícula no intervalo de tempo ∆t é definida como o quociente de  ∆v por  ∆t. Se unidades do SI forem utilizadas,  ∆v é expresso em m/s, e ∆t em segundos; a aceleração média será, então, expressa em m/s 2.

A med = ∆ v / ∆ t

x(1) = 5*1^3-8*1 = -3 m

x(1) = -3 m

e

x(2) = 5*2^3-8*1 = 32 m

x(2) = 32m

Δx = x(2) – x(1)

Δx = 32 m – (-3)

Δx = 29 m

v med = ∆x /∆t = 29m/s

b) a med = ∆v /∆t = (60m/s)/ 2s = 30m/s²

 

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais