Buscar

A Lei de Oferta indica as variáveis que podem afetar as quantidades ofertadas por determinado produto, podendo ser um bem (fogão, computador, calçado.

A Lei de Oferta indica as variáveis que podem afetar as quantidades ofertadas por determinado produto, podendo ser um bem (fogão, computador, calçado, automóvel, entre outros) ou serviço (transporte, comunicação, consultoria...).


A principal variável é o preço do bem, pois em geral, à medida que o preço de um produto aumenta, a quantidade ofertada desse produto também aumenta. Isso decorre do desejo do empresário de auferir mais receitas, ceteris paribus. Ou seja, quanto maior o preço do bem mais disposto estará o empresário em ofertar o seu produto.


Mas pode haver mais variáveis, como o preço dos insumos, a tecnologia disponível e a expectativa do empresário em relação aos custos futuros. É possível representar a função de oferta por um produto da seguinte forma:

Qox = f [P(x), P(I), T, E], onde se lê: a quantidade ofertada por um bem x [Qox] é função do preço desse bem x [Px], do preço dos insumos produtivos [PI], da Tecnologia [T], e da expectativa futura do empresário [E].


Para facilitar a análise econômica, lançamos mão de uma condição denominada ceteris paribus, ou seja, mantendo constante todas as demais variáveis.


Veja o exemplo de uma análise de oferta para o mercado de automóveis:


Variáveis que influenciam a oferta


Em geral, os autores de Economia, destacam as principais variáveis que mais afetam a oferta por um produto:




Preço do bem P(x);

Os preços dos insumos – fatores de produçãoP(I);

Preço de bens relacionados P(z);

A tecnologia disponível (T);

As expectativas empresariais.



Qo(x) = f [P(x), P(i), P(z),T, E] => Função de Oferta




Lê-se: A quantidade ofertada de um bem (x) é função do Preço deste bem (x), do Preço dos insumos de produção, do Preço de bens relacionados, da Tecnologia disponível e da expectativa do empresário em relação ao mercado.




Em relação ao preço do bem: Se o preço do bem aumenta, estimula as empresas a produzirem mais, ceteris paribus, pois a receita e o lucro poderão aumentar.


Em relação ao preço do fator de produção: Se, por exemplo, o preço do fator terra aumenta, diminui a oferta de café, ceteris paribus (desloca-se em virtude do aumento de preço da terra).


Considere a relação entre a oferta de automóveis e o preço da mão de obra (custo de produção) no mercado de Belo Horizonte em um dado período de tempo.



Considere agora a relação entre a oferta de automóveis e a tecnologia empregada em sua produção:



Análise gráfica:



Se ocorrer avanços na tecnologia, como melhorias de técnicas para se produzir automóveis é de se esperar um aumento na oferta desse bem, ceteris paribus.



Em cada uma das declarações a seguir, utilize o diagrama de oferta para explicar (conforme exemplo visto):

a) o impacto de uma estiagem (seca) na safra de soja.

b) o aumento do preço do couro e seu impacto na produção de jaquetas de couro para motociclistas.

💡 4 Respostas

User badge image

Andresa Brito

sim

0
Dislike0
User badge image

Everton Felipe

a) Seguramente, um evento externo que afete a produção indica que a variável afeta é a tecnologia disponível (estado de conhecimento para se produzir).

 b) Consiste agora na relação entre a oferta de jaquetas de couro e o preço do insumo (o próprio couro).

0
Dislike0
User badge image

Gilson Aves

Correta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais