Buscar

BALANÇO PATRIMONIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BALANÇO PATRIMONIAL
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.
PARA QUE SERVE?
· Analisar o comportamento financeiro de um negócio;
· Compreender o trajeto dos recursos financeiros da empresa;
· Ser utilizado como base para a elaboração do planejamento estratégico;
· Ajudar na composição do planejamento tributário, identificando tributos pagos e meios de reduzi-los;
· Tomar decisões financeiras mais assertivas;
· Apresentar dados financeiros e contábeis a possíveis investidores.
COMPOSIÇÃO
O Balanço Patrimonial é constituído pelo:
· Ativo: compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
· Passivo: compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
· Patrimônio Líquido: compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
Além disso, podemos subdividir os ativos e passivos em categorias para facilitar os cálculos e demonstrações. Os ativos se dividem em:
· Ativo circulante: são os bens e recursos aplicados que podem ser convertidos em dinheiro em um curto período de tempo (inferior a um ano), como contas a receber e estoques.
· Ativo não circulante: são os recursos de permanência duradoura, com realização acima de um ano como, por exemplo, as cotas societárias.
Já os passivos são divididos em:
· Passivo circulante: são as obrigações que a empresa tem que pagar durante o ano contábil, tais como salários dos funcionários, fornecedores e impostos.
	BALANÇO PATRIMONIAL
	ATIVO
	PASSIVO
	CIRCULANTE
	CIRCULANTE
	NÃO CIRCULANTE
	NÃO CIRCULANTE
	 
	 
	 
	PATRIMONIO LÍQUIDO
	TOTAL 
	TOTAL
· Passivo não circulante: são semelhantes ao passivo circulante, mas tratam-se de obrigações a serem pagas em um período maior que um ano, como empréstimos financeiros.
POR QUE É TÃO IMPORTANTE?
Além de ser uma obrigação empresarial, o balanço patrimonial é um relatório onde está registrado o histórico administrativo, financeiro e contábil da empresa dos últimos anos em atividade. Considerado uma das obrigações contábeis mais importantes das empresas, reúne em um só documento, todos os dados financeiros que integram o negócio.
Com esse registro em mãos, os gestores podem tomar ciência das atuais condições em que a empresa se encontra e traçar estratégias mais precisas com relação ao seu negócio. Por meio deste demonstrativo, é possível obter controle sobre os gastos e despesas que impactam diretamente sobre os resultados líquidos, tomando assim, como ponto de partida, ações que garantam o valor do patrimônio.
Aluno: João Victor Martins Leocádio - 2019136020
Disciplina: Administração Orçamentária
 
.MsftOfcThm_Accent4_Fill_v2 {
 fill:#FFC000; 
}

Outros materiais