Buscar

Comente sobre a farmacologia do sistema digestório?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante de Farmácia

Podem agir em diferentes locais do TGI, então vamos dividir em:

  1. Protetor da mucosa gástrica - sucralfato, utilizado para lesões ulcerosas; proteção através da formação de um gel viscoso.
  2. Inibidores da secreção ácida
  • antagonistas dos receptores H2 da histamina - cimetidina, ranitidina; atuam no tratamento sintomático e na prevenção de lesões devido o uso de outros medicamentos.
  • inibidores da bomba de prótons - omeprazol, esomeprazol, pantoprazol; atuam no tratamento sintomático e na prevenção de lesões devido o uso de outros medicamentos.


3. Aceleradores do esvaziamento gástrico/antieméticos - metoclopramida (Plasil), dompreridona, bromoprida; tratamento dos distúrbios da motilidade do trato digestório.

4. Antiácidos - bicarbonato de sódio, hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio; tratamento da dispepsia associada a lesões do TGI alto, como esofagite, úlceras gástricas e duodenites.

5. Purgativos - aceleram a passagem de alimentos através do intestino, ou seja, aumenta o peristaltismo intestinal. (Tamarine, Almeida Prado 46, Benestare, Dulcolax, Guttalax). O uso crônico desses medicamentos pode diminuir a absorção nutritiva.

6. Laxativos - emolientes, lubrificantes (óleo mineral), salinos e estimulantes; devem ser usados com cautela, podem apresentar efeitos como cólicas intensas , vômito, diarreia e flatulências. Laxantes aumentam a motilidade intestinal e a secreção de água - inibe a absorção de água do intestino, fazendo com que a água fique retida no intestino, deixando as fezes mais umedecidas e facilitando a sua saída. Podem ser: osmóticos (lactulose e manitol); osmóticos e motilidade (bisacodil) - lactopurga; De massa - origem vegetal (pysillium e metilcelulose); Detergentes ou surfactantes (óleo de rícino).

6. Antidiarreicos - processos diarreicos podem vir de processos inflamatórios, infecciosos, de alteração da composição alimentar ou até mesmo por estresse/emocional. então deve-se saber qual a origem para seguir o tratamento. Antidiarreicos tem a proposta diferente dos purgativos e laxantes, pois age reduzindo a motilidade intestinal e a secreção de água. Podem ser utilizados alguns Opióides, Anticolinérgicos (loperamida - imosec) inibe ach, PGE2 e água (a acetilcolina é responsável por aumentar o peristaltismo e facilitar a digestão, logo se ela é inibida, tem-se um efeito antidiarreico como resposta a redução do peristaltismo), probióticos - recompõem a microfibra (quando ocorre um desequilíbrio das bactérias do intestino, pode dar origem a um processo diarreico, então a recomposição da microbiota intestinal pode melhorar um processo diarreico).

7. Antiespasmódicos: diminuem o tônus da musculatura lisa

1
Dislike0
User badge image

valeria castro

Farmacologia dos Sistema Digestivo

Quando e injeum alimento, esse alimento ao ter contato com a saliva, irá através dos seus solventes iniciar a digestão e aglutinaçao do alimento. A pitalina presente na saliva, reduz os carboidratos mais complexos em forma simples.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais