Buscar

quais são as inovações trazidas pela nova lei de licitação?

💡 1 Resposta

User badge image

Antonio Carlos Silva

As mudanças trazidas pela Nova Lei nº 14.133/2021, apelidada de Nova Lei de Licitações, foi sancionada pelo Presidente da República com 26 vetos.

Traz no seu bojo

1-Adequar os meios de contratações públicas ao ambiente digital, a Nova Lei de Licitações estabelece, como regra geral, a realização de licitações preferencialmente sobre a forma eletrônica, admitindo, excepcionalmente, a utilização da forma presencial, desde que motivada (art. 17 § 2º). A Lei também prioriza a divulgação de informações relativas às licitações, previsto na Lei nº 8.666/93, e prevê a possibilidade de formalização de contratos por via eletrônica (art. 91, § 3º).

2- Na Nova Lei de Licitações, o critério para definir a modalidade de contratação deixa de ser o valor envolvido e passa a ser a natureza do objeto a ser contratado, seguindo essa logica, a Lei extinguiu as modalidades tomada de preço e convite. Além disso, a Nova Lei criou uma nova modalidade de contratação que poderá auxiliar contratações em que a Administração Pública possa precisar do know how de particulares para atingir a finalidade pretendida: o diálogo competitivo.

3- Na Nova Lei de Licitações, a fase de habilitação será, como regra, posterior à fase de julgamento (art. 17, § 1º). A novidade, prevista na Lei de Concessões (Lei nº 8.987/95) como inversão de fases (art. 18-A) e até então exceção na antiga Lei de Licitações (art. 43), trará maior celeridade aos processos licitatórios.

4- Na Lei Anterior havia 4 critérios de julgamento, quais sejam: menor preço; melhor técnica; técnica e preço e maior lance ou oferta. Na Nova Lei de Licitações houve a incorporação do critério de maior desconto, previsto na Lei do Pregão Eletrônico, e instituição do critério melhor técnica ou conteúdo artístico.

5- Na lógica da Nova Lei de Licitações, com a extinção da modalidade convite, não há mais a hipótese de dispensa de licitação para contratações até 10% do valor da modalidade extinta, conforme previa a Lei de Licitações (art. 24, I e II). A partir de agora, os casos de dispensa de licitação com base no critério de valor, possuem valores fixos definidos.

6- Na Lei de Licitações, o prazo máximo da contratação emergencial era de 180 dias (24, IV). Na Nova Lei de Licitações, o prazo máximo foi estendido, passando para um ano. Somando-se a essa novidade, a Nova Lei de Licitações proíbe a recontratação da empresa que já tenha sido contratada com base nessa hipótese de dispensa (art. 75, VIII).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais