Buscar

preciso de ajuda

Um caso grave da indústria farmacêutica que demonstrou a importância estereoquímica, foi a tragédia da talidomida, decorrente do uso da sua forma racêmica, formada pela mistura de dois isômeros. O fármaco era indicado para a redução do desconforto matinal em gestantes, mas causava deformações congênitas em bebês. Estudos após o caso demonstraram que o enantiômero (S) era seletivamente teratogênico, enquanto o enantiômero (R) era responsável pelo efeito sedativo. Desde então, a avaliação da quiralidade passou a ser investigada de forma criteriosa no desenvolvimento dos fármacos. Considerando esse caso, avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

  1. A estereoquímica considera o número de isômeros moleculares de um fármaco.
  2. O modelo chave-fechadura totalmente suficiente para explicar a interação fármaco-receptor.
  3. O conhecimento do grupo farmacofórico da molécula é suficiente para prever sua interação com o receptor.
  4. Os compostos que apresentam enantiômeros precisam ter centros opticamente ativos.
  5. Os receptores de fármacos são pouco seletivos quando se considera as estereoquímica das moléculas


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas, podemos identificar a alternativa correta: Afirmativa 4: Os compostos que apresentam enantiômeros precisam ter centros opticamente ativos. Essa afirmativa está correta, pois os enantiômeros são isômeros que possuem a mesma fórmula molecular, mas diferem na disposição espacial dos átomos. Para que um composto apresente enantiômeros, é necessário que possua centros opticamente ativos, ou seja, átomos de carbono assimétricos que possam gerar diferentes arranjos espaciais. Portanto, a alternativa correta é a 4.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas