Buscar

Considerando a teoria da ubiquidade, adotada pelo Brasil, conceitue-a e exemplifique?

💡 4 Respostas

User badge image

julia mafra

A Teoria da ubiquidade é prevista no CP , com base no com o art. 6º

"Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.”

Podemos dizer que a Teoria da ubiquidade é a junção da teoria da atividade juntamente a teoria do resultado, que considera o lugar do crime tanto o local da conduta do delito como o local de produção do resultado.


1
Dislike0
User badge image

Daniel Sousa

Yyy
0
Dislike0
User badge image

Kat Rockenbach

A Teoria mista ou da ubiquidade é a reunião da teoria da atividade juntamente a teoria do resultado, sendo considerado lugar do crime tanto o local da conduta delituosa como o local de produção do resultado.

A Teoria mista ou da ubiquidade é adotada pelo Código Penal brasileiro, de acordo com o art. 6º: “Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.”

Exemplo recente foi um Estelionato via internet onde a fraude foi feita no Brasil e o resultado/prejuízo foi em Portugal. A teoria da ubiquidade como considera o lugar do crime tanto o lugar da ação ou omissão ou onde produziu o resultado, acaba ampliando o conceito extensivo do crime. De modo que nesse cenário a lei vai ser aplicada, independente onde ocorreu a conduta ou o resultado. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais