Buscar

Como é a fase cefálica/oral?

Respostas

User badge image

Edinelma Bispo

A fase cefálica constitui-se de estímulos sensoriais (olfatório, visual, etc) mais o pensamento sobre consumo de comida, que causam aumento do fluxo parassimpático excitatório neural para todo o trato gastrointestinal (TGI). Esse fluxo parassimpático, de modo geral, causa um aumento das secreções salivar, de ácido gástrico, enzimático e pancreático. As respostas aos estímulos prévios melhoram a capacidade do TGI de receber e digerir o alimento que virá.

Na fase oral adiciona-se os estímulos mecânicos e químicos (gustação), que causam também resposta parassimpática, pela presença do alimento na boca. As respostas iniciadas na fase cefálica são idênticas à da fase oral e utilizam a mesma via eferente. Na boca ocorre quebra mecânica do alimento e o início da digestão do alimento pelas enzimas presentes na saliva, como a amilase salivar e a lipase lingual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina