Buscar

SÍNTESE SP5 Cuidado com as vacinas

Prévia do material em texto

SÍNTESE SP5 Cuidado com as vacinas - KAYLAINE RODRIGUES A. ANDRADE 
Certo dia no atendimento de puericultura da UBS Espera Feliz chegou Lucas, 19 meses de idade, acompanhado de sua mãe Alessandra. Ela relata que há dois dias ele começou com secreção nasal, febre baixa, prostração, tosse e manchas avermelhadas na cabeça, ao analisarmos o cartão de vacina da criança percebemos que Lucas só tinha tomadoas vacinas ao nascer de BCG e de hepatite B, ele não havia tomado mais nenhuma vacina preconizada no Programa Nacional de imunizações, no qual segundo o calendário aos dois meses deveria ter vacinado de poliomielite 1,2,3 (VIP), pneumocócica 10 (protege de pneumonia, meningite e otite média), a penta valente (protege de difteria, tétano, coqueluche, hepatite b e influnenza b e sua dose de reforço ocorre aos 4 meses e aos 3 meses deveria ter tomado a meningocócica c e seu reforço aos 5 meses. Com 6 meses Lucas deveria tomar a VIP, Penta e Covid-19, com 7 meses repete a de covid e aos 9 meses dá a terceira dose de covid e a primeira de febre amarela. Com 12 meses é realizada a tríplice viral ( que protege de sarampo, rubéola e caxumba), meningo C e pneumocócica 10 e aos 15 meses hepatite A, DTP ( difteria, tétano e coqueluche), VIP, Tetra viral ( sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Essas são todas as vacinas que ele deixou de tomar até os 19 meses. 
 Ao realizar o exame físico de Lucas encontrou pequenas lesões na mucosa bucal conhecidas como manchas de koplic, a ausculta pulmonar se apresentou sem ruídos adventícios e sem rigidez na nuca. De acordo com os sintomas, o exame físico e a análise do cartão de vacina percebe-se que Lucas apresenta sarampo. Para isso. Foi medicado de acordo com os sintomas
A mãe então interrogou a médica porque não aplicavam todas as vacinas de uma vez para não ter que traze-lo todo mês para vacinar. A médica aproveitou a oportunidade para explicar todo o desenvolvimento imune da criança, os tipos de vacina e seu mecanismo de ação. Por volta da quarta semana de gestação as células sanguíneas primordiais aparecem no saco vitelínico e migram para o baço e fígado que estão em desenvolvimento, por volta da quinta semana o fígado atua como principal órgão hematopoiético e na sétima semana o timo começa a se desenvolver, na décima semana os linfócitos b começam a ser produzidos no fígado e o baço assume a função de produção de células sanguíneas, na decima quinta semana as células começam a migrar do fígado para os linfonodos e baço , na vigésima oitava o sistema está mais preparado para responder a estímulos nocivos. Durante a vida embrionária a placenta por meio do processo de transcitose a mãe consegue fornece IgG para o feto. Ao nascer o sistema imunológico da criança ainda não está totalmente maduro, visto que a pele e as mucosas é o principal mecanismo da resposta inata, porém a pele do recém nascido é muito fina, pois ainda não apresenta o estrato córneo e a queratinização, além disso as mucosas respiratórias e intestinais não possuem IgA logo esse ser está mais frágil a ataques de organismos estranhos. Assim, a amamentação se torna essencial, pois é por meio dele que o bebê adquire imunoglobulinas e probióticos para desenvolver seu sistema imune. 
Algumas vacinas como a de febre amarela e a tríplice viral não podem ser aplicadas em um período de menos de 30 dias uma da outra pois a eficácia delas diminuem cerca de 20% por isso é essencial seguir o calendário vacinal, para que no tempo certo o bebê adquira as imunidades necessárias sem afetar o seu desenvolvimento e a eficácia das vacinas. As vacinas podem ser atenuadas, inativadas, de vetor viral , de ácido nucleico e de subunidades proteicas. As atenuadas replicam em nível baixo e geram respostas semelhantes a infecção naturas, com apenas uma dose conseguem gerar uma imunidade robusta como a do rotavírus, febre amarela e tríplice viral. As inativadas estimulam principalmente respostas imunes adaptativas e podem gerar uma resposta imune menos robusta necessitando de doses de reforço como: hepatite b, VIP e pentavalente. As vacinas de vetor viral usam um vírus diferente para transportar genes do vírus alvo um exemplo é a astrazenica( adenovírus do chimpanzé). As vacinas de ácidos nucleicos contêm instruções genéticas que ensinam as células do corpo a produzirem proteínas semelhantes ao vírus vivo e é altamente eficaz. E por último têm as vacinas de subunidades proteicas que contêm apenas fragmentos do vírus e necessitam de adjuvantes para estimularem uma resposta imune forte e o processo de inflamação, um exemplo é da gripe e do HPV. 
Após toda a explicação do calendário vacinal e do desenvolvimento do sistema imunológico Alessandra conseguiu compreender a importância da vacinação e se comprometeu a levar Lucas para vacinar após a melhora do Sarampo. 
 
REFERÊNCIAS: 
ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv. Imunologia Básica - Funções e Distúrbios do Sistema Imunológico. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN 9788595158672. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595158672/. Acesso em: 05 mai. 2024.
BRASIL. Calendário de vacinação. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario. 
BRASIL. Evolução do calendário de vacinação de São Paulo. Disponível em: https://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/imunizacao/doc/imuni_shcalen.htm
JORNAL DE PEDIATRIA. Sistema imunológico: desenvolvimento e aquisição da competência imunológica. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/X2255553621006220%20(2).pdf 
NEWSLAB. É assim que os anticorpos atravessam a placenta. 2022. Disponível em: https://newslab.com.br/e-assim-que-anticorpos-atravessam-a-barreira-placentaria/#:~:text=A%20transcitose%20come%C3%A7a%20com%20a,na%20membrana%20interna%20do%20endossomo.
PASTORINO, Antonio C.; CASTRO, Ana Paula Belltran M.; CARNEIRO-SAMPAIO, Magda. Alergia e imunologia para o pediatra 3a ed.. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2018. E-book. ISBN 9786555762129. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555762129/. Acesso em: 05 mai. 2024.

Continue navegando