Buscar

SistCom1_Romeu_trab1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Engenharia de Telecomunicações
Romeu de Freitas Vidal Filho – Matrícula: 202010037682
Disciplina: Sitemas de Comunicação I Professor: Ricardo de Souza Toscano
Conceitos de Modulação e Modulação em Amplitude
1) O que é a modulação é seus conceitos
	O processo de modulação consiste numa operação realizada sobre o sinal ou dados a transmitir e que produz um sinal apropriado para a transmissão sobre o meio de transmissão em causa. A escolha da técnica de modulação permite “moldar” as caracteríticas do sinal a transmitir e adaptá-lo às características do canal.
Entre outros aspectos, a operação de modulação permite: deslocar o espectro do sinal a transmitir para a banda de frequências mais apropriada/disponível; produzir um sinal modulado com um espectro mais estreito (ou mais largo) que o sinal original; tornar o sistema de transmissão mais robusto relativamente a algum tipo de ruído e/ou interferência; adaptar a sensibilidade do receptor às características do canal.
2) Técnicas de transmissão
As técnicas de transmissão dividem-se em dois grandes grupos: as técnicas destinadas à transmissão de sinais analógicos e as técnicas destinadas à transmissão de dados digitais. Nos dois grupos a transmissão pode ser efectuada em banda base ou com recurso a portadoras (eléctricas ou ópticas). No entanto, a transmissão de sinais analógicos em banda base está, normalmente, limitada a sistemas de transmissão a muito curtas distâncias, uma vez que esta solução é muito pouco imune aos efeitos do ruído e interferência. Um exemplo da utilização desta solução é o da transmissão de voz entre os telefones e as centrais da rede telefónica convencional.
3) Transmissão Analógica
A transmissão de sinais analógicos recorrendo a técnicas baseadas na modulação de portadoras é muito utilizada na difusão de som (radiodifusão) e sinais de televisão. As duas principais técnicas são a modulação de amplitude (AM) e a modulação de frequência (FM).
4) Modulação em Amplitude
A modulação em amplitude AM consiste em modificar a amplitude da onda portadora para transmitir a informação; A frequência e fase da onda portadora não são alteradas e o sinal a ser transmitido é o sinal modulante. Exemplos de alguns tipos de modulações AM:
- AM-DSB/SC:
Na modulação AM-DSB/SC o sinal a ser transmitido égerado através da multiplicação da onda portadora e do sinal da modulante. Quanto maior a frequência da onda portadora menor será o tamanho da antena utilizada, porém maior será a atenuação sofrida pelo sinal no meio de transmissão. Nem sempre o receptor tem o perfeito conhecimento do sinal de portadora utilizado. Muitas vezes é difícil sincronizar frequência e fase entre o transmissor e o receptor tornando caro o sistema.
- AM-DSB:
Na modulação AM-DSB o sinal da onda portadora é transmitido junto com a informação útil. O espectro de frequência do sinal AM-DSB inclui o sinal da onda portadora; Largura de banda de 2Fs; Menos eficiente pois utiliza maior potência para transmissão; Receptor mais simples pois não precisa sincronizar fase e frequência do oscilador.
Exemplo de modulação AM:

Outros materiais