Buscar

SistCom1_Romeu_trab6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Engenharia de Telecomunicações
Romeu de Freitas Vidal Filho – Matrícula: 202010037682 – Trabalho 6
Disciplina: Sitemas de Comunicação I Professor: Ricardo de Souza Toscano
Modulação Digital
Sistemas de transmissões digitais, como por exemplo, o rádio e a TV digital, os modens, entre outros, utilizam a modulação para modificar o espectro do sinal a ser transmitido. Assim como em AM e FM, a portadora é um sinal senoidal com frequência relativamente alta; O sinal modulante é um sinal digital; A informação (bits) é transmitida em forma de modificações em características da portadora.
Vantagens da Modulação Digital:
Maior qualidade na transmissão de sinais; Facilidade para recuperar o sinal, pois evitamos o acúmulo de ruído e distorções – comparando com a modulação analógica. Menor manutenção (não precisa de reajustes de frequência).
Tipos de Modulação Digital:
 ASK - Modulação em Amplitude;
É uma das modulações mais simples. Consiste em representar os símbolos zeros e uns pela presença ou ausência do sinal da portadora. Desta forma o sinal ASK consiste em um chaveamento da portadora, existindo portadora quando o sinal digital está em 1 e sem portadora quando em 0.
 FSK - Modulação em Frequência;
Na modulação FSK os símbolos zeros e uns são associados a diferentes valores de frequência. Desta forma quando transmitimos o símbolo um (1) a portadora assume a frequência F1 e na transmissão do símbolo zero (0) a portadora assume a frequência F2.
 PSK - Modulação em Fase;
Na modulação PSK os zeros e uns são associados as mudanças na fase da portadora porém, a frequência permanece a mesma.
 DPSK - Modulação em Fase Diferencial; 
A modulação DPSK (Differential Phase Shift Keying – Modulação por Desvio de Fase Diferencial) é uma variante da PSK. Neste caso, quando o bit for "0" muda de fase, quando for "1" não muda. Esta modulação é padrão (CCITT) para as transmissões síncronas de 1200 a 4800 bps.
 QAM - Modulação em Amplitude e fase.
A modulação QAM (Quadrature Amplitude Modulation – Modulação por Amplitude em Quadratura) modifica simultaneamente duas características da onda da portadora: amplitude e fase. Assim tem-se altas velocidades. Para cada grupo de quatro bits (TETRABIT), a portadora assume um valor de amplitude e fase.

Outros materiais