Buscar

mapa mental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Graduação em Enfermagem
Disciplina de Enfermagem na Saúde Ambiental
Desafio Ambiental
O despejo de esgoto doméstico e de efluentes industriais nos recursos hídricos vem alterando a qualidade da água. Podemos observar elevados índices de contaminação da água por substâncias orgânicas e inorgânicas, que além de prejudicar o equilíbrio ecológico do meio, podem causar sérios problemas à saúde do homem.
Além disso, outro problema decorrente da poluição hídrica é a transmissão de doenças ao homem. Alguns autores estimam que 80% das doenças de veiculação hídrica e um terço das mortes em países em desenvolvimento são causados pelo consumo de água contaminada.
Diante deste contexto, você foi desafiado a responder:
a) Quais as principais formas de contaminação do homem por doenças de veiculação hídrica?
A principal forma de contaminação é a ingestão de água e alimentos contaminados com fezes de pessoas infectadas. 
b) Cite algumas doenças de veiculação hídrica e como podemos preveni-las.
Diarreia por Escherichia coli. A bactéria Escherichia coli, Amebíase. A amebíase é causada por um protozoário que recebe o nome de Entamoeba histolytica, Cólera, Leptospirose, disenteria bacteriana, hepatite A, Esquistossomose, Febre Tifoide.
A prevenção dessas doenças está relacionada ao saneamento básico e aos hábitos de vida. Condições básicas de higiene já ajudaria muito na prevenção, como por ex. Ingerir alimentos bem lavados e cozidos, preparar os alimentos em um lugar limpo e com as mãos e utensílios limpos, lavar as mãos antes das refeições, lavar as mãos depois de ir ao banheiro , água filtrada ou fervida todas as pessoas deveriam ter água tratada, rede de esgoto mais nem todos tem infelizmente, e isso faz com que aconteça muita contaminação dessas doenças.

Outros materiais