Buscar

Prova Controle Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)  Considere a sequência de branqueamento da polpa marrom abaixo apresentada e responda: qual o tipo de sequência (convencional-standard, ECF ou TCF) e comente brevemente sobre chance de formação de compostos AOX (halogêneos adsorvíveis) nesta sequência.
Legenda:
Storage: armazenamento (da polpa); DTPA: ácido dietileno triamino pentacético; Q1: estágio de quelação; H2O2: peróxido de hidrogênio; Ep: estágio de extração alcalina com peróxido de hidrogênio; Q2: segundo estágio de quelação; Po: estágio de peróxido de hidrogênio com oxigênio.
Observação: sequência livre de compostos clorados
 
Sequência TCF (totally chlorine free) isentas de quaisquer reagentes a base de cloro.
 
2)      Indique quais as etapas do tratamento de água convencional.
Coagulação, floculação, decantação, filtração, fluoretação e desinfecção.
 
3)      Comente brevemente sobre o princípio da filtração no tratamento da água.
A água passa por um meio filtrante (cascalho, areia, carvão ativado) com fluxo descendente onde será removido as partículas suspensas e coloidais.
 
4) Considerando a figura abaixo, relativa a uma estação de tratamento de efluentes, responda: a) qual o tipo de tratamento secundário empregado, e b) comente algumas características desse tipo de tratamento.
a) Lodos ativado
b) Tem uma concentração de biomassa elevada devido a recirculação de lodo, e essa biomassa permanece mais tempo no sistema o que garante uma maior remoção da DBO. O sistema de lodo ativado é comporto pelo reator biológico e o decantador secundário.
 
5)      Comente brevemente sobre os objetivos do tratamento preliminar dos efluentes.
 
O tratamento preliminar consiste em remoção de sólidos grosseiros, neutralização e resfriamento do efluente. Os sólidos grosseiros são removidos através de grades manuais ou mecanizadas, o pH é neutralizado através da adição de ácido, soda caustica ou leite de cal. O resfriamento do efluente é normalmente realizado através da troca de calor nas torres de resfriamento.
 
6)      Comente brevemente sobre a formação e toxicidades dos compostos AOX.
 	O uso de Cl2 no branqueamento conduz a formação de compostos organoclorados (AOX) que são dissolvidos nos filtrados. Por causa de pressões ambientais e de mercado, o AOX foi adotado e recebe a atenção nesta última década. Vários estudos indicam que AOX é dependente da lignina que vem na polpa, ou seja, eficiência na lavagem, Pré-O2 e redução no número kappa reduzem o AOX nos efluentes. 
7)      Indique onde (processo) os grits são gerados a cite alguma de suas características.
 Os grits são materiais insolúveis que através a hidratação da cal virgem (CaO) ou cal do forno de cal para Ca(OH)2 são gerados e retirados do sistema através de sistema de uma rosca de grits.																					
8)   Comente sobre as características e destinação do lodo secundário formado na estação de tratamento de efluentes. 
 	O lodo biológico secundário é proveniente do sistema de tratamento secundário de efluentes. A natureza deste lodo, que consiste em células biológicas. A aplicação do lodo biológico nas florestas como condicionador de solo é viável, embora a compostagem prévia seja recomendada. Em algumas fábricas, o lodo biológico tem sido encaminhado para o aterro industrial e em outras, embora raro, misturado ao licor preto para queima na caldeira de recuperação.
9)  Comente sobre a geração dos poluentes atmosféricos MP, TRS e Cl2 (processo onde são gerados e/ou características).
 
As principais fontes de material particulado nas fábricas são a caldeira de recuperação, caldeira de biomassa, forno de cal, tanque de dissolução de fundidos. Os MP têm a capacidade de penetrar no sistema respiratório humano e causar danos à saúde. Além disso, dependendo da sua origem, podem possuir o caráter corrosivo e destruir bens móveis e imóveis.
O TRS possuem um mal odor a concentrações bem pequenas (ppb), o que pode acarretar sérios problemas de desconforto as comunidades adjacentes às fábricas. As principais fontes de geração dos TRS são o digestor, evaporadores e caldeira de recuperação. 
Cloro são geradas no branqueamento quando o cloro ou compostos clorados são utilizados como agentes de branqueamento. Os efeitos ambientais são a toxicidade, provocam corrosão e são particularmente perigosos à saúde humana. 
10)   Comente sobre o princípio de funcionamento e/ou aplicação dos ciclones ou multiciclones.
 
 Os ciclones utilizam a força centrífuga para separar as partículas mais pesadas do gás. A eficiência destes equipamentos é relativamente baixa quando comparado aos precipitadores eletrostáticos, mas o seu custo é muito inferior.

Continue navegando