Buscar

Questões Bioética e complexidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões Aula Bioética e complexidade
1- Quando e quem falou em ‘Bioética’ pela primeira vez?
Em 1927, em um artigo publicado no periódico alemão Kosmos, Fritz Jahr utilizou pela primeira vez a palavra bioética (bio + ethik). 
2- Qual foi o sentido atribuído por Fritz Jar ao falar em ‘Bioética’?
Esse autor caracterizou a Bioética como sendo o reconhecimento de obrigações éticas, não apenas com relação ao ser humano, mas para com todos os seres vivos. 
3- Por que durante muito tempo a origem do termo foi atribuída a Potter?
Porque ele publicou um artigo, em 1970, caracterizando-a como a ciência da sobrevivência. 
4- Como Potter inicialmente qualificou a palavra ‘Bioética’?
Na primeira fase, Potter qualificou a Bioética como Ponte, no sentido de estabelecer uma interface entre as ciências e as humanidades que garantiria a possibilidade do futuro.
5- Paralelamente, qual foi o significado atribuído à palavra ‘Bioética’ por André Hellegers?
Utilizou esse termo para denominar os novos estudos que estavam sendo propostos na área de reprodução humana.
6- Como Potter re-significou a palavra na déc de 80?
Enfatizou a característica interdisciplinar (não se voltando apenas à ciência e à saúde) e abrangente da Bioética, denominando-a de global.
7- Qual foi o referencial utilizado por Potter ao falar em Bioética global?
Teve como base a obra de Aldo Leopold, que criou, na década de 1930, a ética da terra (land ethics). A proposta de Leopold ampliou a discussão feita por Jahr ao incluir, além das plantas e animais, o solo e demais recursos naturais como objeto de reflexão ética. 
8- Como Potter redefiniu a Bioética na Déc de 90?
Em 1998, Potter redefiniu a Bioética como sendo uma Bioética profunda (deep bioethics). A Bioética profunda é “a nova ciência ética”, que combina humildade, responsabilidade e uma competência interdisciplinar, intercultural, que potencializa o senso de humanidade. 
9- Qual é o significado da palavra ‘ética’ e os principais equívocos na utilização da palavra?
O ideal é sempre utilizá-la na forma adverbial, ou seja, ela própria merecendo ser qualificada – eticamente adequada ou eticamente inadequada –, mas não pressupondo que a ética, no seu sentido substantivo, sempre se associe ao bom, ao adequado e ao correto. 
Muitas vezes, a palavra ética é utilizada também como adjetivo, com a finalidade de qualificar uma pessoa ou uma instituição como sendo boa, adequada ou correta. 
10- Qual é a diferença entre ética e moral?
Pode-se considerar que a ética engloba determinados tipos de comportamentos, sejam eles considerados corretos ou incorretos; já a moral estabelece as regras que permitem determinar se o comportamento é correto ou não.
Basicamente, quando se trata de moral, o que é certo e errado depende do lugar onde se está. A ética é o questionamento da moral, ela trata de princípios e não de mandamentos.
11- Por que foi proposta uma nova ética, ou seja, a ‘Bioética’?
Foi proposta com o objetivo de incluir as plantas e os animais na reflexão ética. Ela se tornou um campo de encontro para numerosas disciplinas, discursos e organizações envolvidas com questões levantadas por questões éticas, legais e sociais trazidas pelos avanços da medicina, ciência e biotecnologia.
É uma ética mais aplicada aos problemas da sociedade, mais prática.
12- O que seria uma questão de ‘Bioética’?
Questões onde não existe consenso moral (divide opiniões) como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e aplicações na área da saúde. Aquelas relacionadas à genética, à reprodução humana, aos transplantes de órgãos, ao aborto, à cirurgia fetal, à qualidade de vida, à reanimação, ao direito de morrer, à repressão psiquiátrica, à pesquisa etc.
13- Qual é a relação entre a Bioética e a Humildade?
Na Bioética, a humildade é uma característica fundamental. Ao assumir que a incerteza e a mudança são sempre presentes, assume-se, igualmente, que os resultados das reflexões são sempre passíveis de discussão. A humildade permite reconhecer que não são definitivos nem imutáveis.
Perceber que nem sempre a sua posição e opinião são necessariamente as corretas.
14- Qual é a relação entre a Bioética e a Responsabilidade?
Como habitantes do Planeta Terra devemos ser responsáveis por ele e pelo cuidado do mesmo deixando de lado aquele pensamento de que nada vai acabar, de que o que importa é o agora. Quer alertar que o planeta é finito de que as futuras gerações tem o direto de habitar este planeta, mas não de uma forma qualquer, devemos dar condições de que possam habitar este planeta de forma digna, pois a existência digna das futuras gerações depende da vivência virtuosa desta é melhor que esta geração sofra um pouco e modifique as coisas que são necessária para salvaguardar o planeta do que as futuras não terem planeta para salvaguardar.
15- Qual é a relação entre a Bioética e a Competência interdisciplinar?
A incorporação de conceitos da teoria geral de sistemas, como os de sistemas fechados e abertos, é fundamental para a adequada compreensão da interdisciplinaridade necessária à Bioética. Os sistemas fechados têm interação apenas entre os seus próprios elementos. Os sistemas abertos, por sua vez, mantêm interação também com elementos externos, trocando informações dentro e fora de seus limites. 
Durante muito tempo, a relação profissional-paciente, por exemplo, foi considerada como sendo um sistema fechado, onde apenas esses dois elementos contavam. Com a crescente participação da família, das empresas de seguro e de outros profissionais prestadores de serviço, o sistema teve que ser aberto para ser adequadamente entendido. 
Muitas das ferramentas apresentadas - convergência, divergência, realimentação positiva e negativa, homeostase, homeorrese, processos de tomada de decisão – podem facilitar a compreensão e auxiliar na busca de possíveis soluções.
16- Qual é a relação entre a Bioética e a Competência intercultural?
A Bioética tem que assumir esta perspectiva intercultural (fruto do reconhecimento da humildade e da tolerância entre diferentes grupos e culturas) de compreensão da realidade para poder ser utilizada de forma conseqüente e abrangente.

Outros materiais